Temporada de verão em Pernambuco aquece ainda mais a realização de eventos no estado

[Por RecifeCVB, 01/09/2011]
As feiras e congressos deverão reunir mais de 14 mil visitantes nas próximas semanas
Pernambuco vem se posicionando como um dos mais disputados destinos para a realização de feiras e congressos no Brasil, o que podemos avaliar como resultado de ações integradas e contínuas realizadas pelo Recife Convention & Visitors Bureau, pela Secretaria de Turismo do Recife e Empetur. Somam-se a essas ações o momento em que vive o estado, uma economia aquecida, uma rede hoteleira atualizada, infraestrutura adequada para realização de eventos de pequeno, médio e grande porte, além de uma forte expressão cultural, gastronomia ímpar, cenários paradisíacos e balneários pra lá de concorridos.
Com abertura da temporada de verão no estado, as altas temperaturas e os dias de sol destacam-se como fortes motivadores para os mais de 14 mil visitantes que prometem desembarcar na região com objetivo de participar, durante o mês de setembro, dos eventos captados com apoio do Recife CVB, da Secretaria de Turismo do Recife e da Empetur.
“A participação dos 14 mil congressistas nos eventos programados para acontecer durante este mês deverá injetar um pouco mais de R$25 milhões na economia do estado, além de gerar um total de 35 mil diárias nos equipamentos hoteleiros da região”, assegura o presidente do Recife Convention & Visitors Bureau, Paulo Menezes.
O calendário de eventos técnico-científicos começa com a realização do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – INTERCOM, que acontecerá no período de 2 a 6 deste mês, na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), no Recife. A capital multicultural também servirá de palco para o XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino Americana de Sociologia, entre os dias 6 e 11, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Congresso Brasileiro da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas, do dia 8 a 11, no Mar Hotel, e o Encontro de Enfermagem do Nordeste, que acontecerá nos dias 8, 9 e 10 deste mês, no Centro de Convenções.
Mas não para por aí não. Ainda no mês de setembro, do dia 10 a 17, o Vila Rica Hotel sediará o 7th International Congress on the Systematics and Ecology of Myxomycetes – ICSEM7, e, entre os dias 12 e 14, o auditório do Banco Central receberá o 15° Encontro Nacional de Associações da Imprensa – ENAI. A badalada praia de Boa Viagem será o destino para os visitantes que desembarcarão no estado com intuito de participar do International Specialized Conference on Watershed and River Basin Management, de 13 a 16, no Golden Tulip Recife Palace, e do Congresso Brasileiro de Economia Doméstica, de 14 a 17, no Recife Praia Hotel. Outros três eventos acontecerão na cidade do Recife, a exemplo do II Simpósio Internacional Saúde Quântica e Qualidade de Vida, entre os dias 15 e 18, no Centro de Convenções de Pernambuco, o XI Congresso Internacional de Direito Tributário de Pernambuco, entre os dias 21 e 23, e a Conferência Oxigênio 2011, que acontecerá na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), de 23 a 25 deste mês.
O charmoso balneário de Porto de Galinhas também estará na rota de importantes eventos, começando pela XIV Reunião Interina da World Federation of Neurosurgical Societies, que será realizada, entre os dias 14 a 17 de setembro, no Summerville Beach Resort. O Summerville Beach Resort também sediará o Congresso Latinoamericano de Biologia e Medicina Nuclear – ALASBIMN, agendado para os dia 28 à primeiro de outubro. No período de 25 a 29, será a vez do Enotel Resort & SPA receber o World Congress on Water Resources.
Programação no Recife – No Recife, o tempo não para, nem as atrações da cidade. O calendário tem uma programação bastante movimentada durante todos os dias da semana, pois são muitos os atrativos e as opções de lazer. Ao desembarcar no moderno terminal do Aeroporto Internacional dos Guararapes Recife Gilberto Freyre, o caminho é quase obrigatório pela orla de Boa Viagem. A praia é o principal cartão-postal da cidade. Na areia de Boa Viagem, reúnem-se nos finais de semana centenas de jovens e famílias em um dos programas mais democráticos de dias de sol. A comida do Recife é muito rica. Come-se de tudo, desde a cozinha regional à internacional. A cidade é considerada o principal polo gastronômico do Norte/Nordeste. Para apreciar a cidade de outros ângulos, um dos passeios mais recifenses é o de catamarã pelos rios Capibaribe e Beberibe. Estando na capital pernambucana, não deixe de visitar a Oficina de Francisco Brennand e o Instituto Ricardo Brennand, são programações imperdíveis. O primeiro, lugar de beleza única, reúne belíssimas peças de um dos mais importantes ceramistas da atualidade, o próprio Francisco Brennand. Já o segundo, apresenta o maior acervo particular do pintor holandês Francis Post e uma das maiores coleções de armas brancas do mundo.
Programação em Porto de Galinhas – Um dos mais famosos destinos no Litoral Sul de Pernambuco, a praia de Porto de Galinhas – Ipojuca, distante a 60 km do Recife, é o que podemos chamar de um pequeno paraíso na Terra. O balneário de fama internacional reserva 18 km de praias de águas mornas e claras, areias brancas, coqueiros, além de piscinas naturais. Por lá, quando a maré está baixa, é quase que obrigatório desfrutar dos deliciosos passeios de jangada realizados nas piscinas naturais, que se concentram à frente da Praça do Jangadeiro, no centrinho da Vila. É também muito comum a pratica do mergulho, onde se pode ver de perto os peixes exóticos que pertencem a fauna marinha local. Não deixe também de alugar um buggy para realizar um passeio até as demais praias da região. Estando em Porto de Galinhas, aproveite para dar uma esticada até a belíssima praia de Maracaípe, não leva mais de 5 minutos de carro. Reserve o final da tarde para conhecer o Pontal de Maracaípe, formado na foz do rio Maracaípe. Porto de Galinhas conta com mais de 20 hotéis e resorts, mais de cem pousadas e cerca de setenta restaurantes, além de supermercados e lojinhas comerciais e de artesanato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *