Centro de Convenções Salvador completa seis anos e já movimentou mais de R$ 1,5 bilhão

Equipamento tem 64 eventos confirmados para 2026, agenda projetada até 2030 e impacto direto na hotelaria e na economia da capital baiana.

 

Completando seis anos de operação, nesta sexta-feira (23), o Centro de Convenções Salvador (CCS), administrado pela multinacional GL events, consolida-se como um dos principais vetores do turismo de negócios do Nordeste. Desde a inauguração, o equipamento já movimentou mais de R$ 1,5 bilhão para a economia de Salvador, impulsionando a cadeia do turismo de eventos, que envolve hotelaria, alimentação, transporte e serviços, além de reforçar o posicionamento da capital baiana no mercado MICE.

Para 2026, o Centro de Convenções Salvador contabiliza 64 eventos confirmados, entre congressos, feiras e encontros corporativos, com público estimado em mais de 600 mil visitantes. O equipamento mantém ainda eventos reservados até 2030, evidenciando o planejamento de médio e longo prazos, sem abrir mão de uma agenda permanentemente aberta para novas captações.

O impacto do CCS reflete diretamente na hotelaria da cidade. Em 2025, Salvador alcançou ocupação média anual de 66,51%, o melhor resultado dos últimos 15 anos, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA). De acordo com a entidade, a ampliação do turismo de negócios, impulsionada pelo Centro de Convenções, foi determinante para o desempenho positivo do setor.

Ana Paula Matos, vice-prefeita de Salvador e secretária municipal de Cultura e Turismo, destaca que o equipamento “representa um divisor de águas para o turismo de negócios da nossa cidade […] movimentando uma cadeia produtiva robusta que vai muito além do setor hoteleiro”.

O diretor-geral do CCS, Cláudio Najar, ressaltou que o centro “se consolidou como um ambiente de negócios, conhecimento e conexões”, afirmando que a recorrência de grandes agendas demonstra que Salvador está definitivamente inserida no circuito dos principais encontros do país.

O fortalecimento do mercado MICE também é destacado por Soraya Torres, presidente da Visit Salvador Destination da Bahia, que afirma que o Centro de Convenções é “fundamental para o fortalecimento da cidade nesse mercado” e reforça sua imagem no cenário nacional e internacional.

 

 

Fonte: BrasilTuris

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *