O Brasil será sede, em julho de 2026, do Congresso da Federação das Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina (COCAL), o principal encontro do setor de eventos da região.
A 42ª edição do congresso ocorrerá entre os dias 1º e 3 de julho, em Fortaleza, no Ceará, reunindo líderes e tomadores de decisão da indústria MICE de diversos países latino-americanos.
A escolha do país marca o retorno do evento ao Brasil após um intervalo de 11 anos — a última edição em território nacional foi realizada em Florianópolis (SC), em 2015 — e reflete uma estratégia articulada da Embratur para posicionar o Brasil como destino de referência no turismo de negócios e eventos.
Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a realização do congresso integra um movimento mais amplo de reposicionamento do país no cenário internacional.
“Trazer a COCAL para o Brasil demonstra nosso compromisso em atrair eventos internacionais, gerar emprego e renda e consolidar o país como líder nesse setor”, afirmou Freixo.
Para a diretora-executiva do Visite Ceará, Suemy Vasconcelos, sediar o congresso representa uma vitrine internacional para Fortaleza.
“Receber um evento dessa magnitude amplia nossa visibilidade, fortalece o turismo de negócios e impacta positivamente toda a cadeia produtiva”, destacou.
A COCAL atua desde a década de 1980 na integração e capacitação do setor de eventos na América Latina. De acordo com o presidente da entidade, Julio Cesar Bojorquez, a edição de 2026 simboliza uma oportunidade estratégica.
“O Brasil é um dos mercados mais relevantes da indústria global de eventos. Temos plena convicção de que o congresso será extraordinário e está em excelentes mãos”, afirmou.
Além de debates, negociações e troca de boas práticas, o Congresso da COCAL 2026 permitirá a apresentação direta da infraestrutura de Fortaleza a organizadores e decisores do setor, favorecendo a captação de futuros eventos internacionais, o fortalecimento de parcerias comerciais e o aumento da competitividade do Brasil no mercado global de turismo de negócios.
LANÇAMENTO DE SITE OFICIAL
Julio César Bojórquez, lançou na última quinta-feira (29), durante o último dia do Congresso Nacional da Amprofec (Associação Mexicana de Profissionais em Exposições, Feiras e Convenções), em Monterrey no México, a 42ª edição do congresso anual da COCAL.
O COCAL 2026 foi apresentado por Julio César, que trouxe detalhes sobre a escolha do tema central do congresso: “Eventos como motores do desenvolvimento econômico, inovação e sustentabilidade na América Latina”.
Ainda durante a participação de Julio César no congresso da Amprofec, o presidente da COCAL apresentou aos participantes a primeira versão do site (www.cocal2026.com.br) do evento que será realizado em Fortaleza. Ele já está disponível nas versões web e mobile em português, espanhol e inglês.
Faltando ainda cerca de cinco meses para o início do evento, a página eletrônica é a primeira ferramenta entregue pelo comitê organizador do COCAL 2026.
Um endereço que passa a ser o centro oficial de todas as principais informações do evento, como os primeiros detalhes sobre programação, passagens e hospedagens, além da descrição do destino escolhido para sediar o principal evento da COCAL no ano.
As inscrições para o COCAL 2026 também já estão disponíveis, através da plataforma Doity, com valores que variam entre US$ 50 e US$ 450 dólares, a depender da categoria escolhida.
Para a ABEOC Brasil, o Congresso COCAL 2026 é uma oportunidade de ampliar conexões, gerar negócios, compartilhar conhecimento e consolidar os eventos como vetores estratégicos do desenvolvimento.
“Que este congresso deixe um legado duradouro, promova integração, inovação e sustentabilidade, e contribua para um setor cada vez mais profissional, colaborativo e preparado para os desafios do futuro”, finalizou Enid Câmara de Vasconcelos, Presidente da ABEOC Brasil.
Fonte: Portal Radar




