A diretoria da ABEOC Brasil e do Ceará, acompanhada de parceiros institucionais, reuniu-se ontem (16), em Fortaleza, com o secretário de Estado do Turismo, Eduardo Bismarck, e o secretário executivo da pasta, Gustavo Montenegro, para apresentar o projeto da 42ª edição do Congresso da Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina (COCAL), um dos mais relevantes encontros da indústria de eventos na região.
O encontro, que contou com a participação de Enid Câmara (presidente da ABEOC Brasil), Rafael Bezerra (vice-presidente administrativo e financeiro da ABEOC Brasil), Leonardo Araripe (presidente da ABEOC Ceará), Suemy Vasconcelos (diretora do Visite Ceará) e Josbertini Clementino (diretor executivo da ABEOC Brasil), teve como objetivo reforçar a forte atuação da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur-CE) não apenas como apoiadora, mas também como realizadora oficial do evento. A colaboração institucional, técnica e financeira da Setur-CE é fundamental para assegurar a plena execução do congresso e os benefícios projetados para o setor e para a sociedade.
A escolha de Fortaleza como cidade-sede para o Congresso COCAL 2026 foi resultado de uma candidatura consorciada que uniu esforços da ABEOC Brasil, ABEOC Ceará, Visite Ceará, Embratur e das secretarias de Turismo estadual e municipal. Considerado um dos encontros mais importantes do setor MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), o congresso reunirá delegações de 32 países da América do Sul, América Central e Caribe.
O evento terá como tema central “Eventos e Economia Sustentável: Conexões que geram desenvolvimento, inovação e oportunidades”, com a proposta de consolidar-se como a principal plataforma latino-americana para debate, cooperação e inovação no setor.