Lula recebe presidente do Panamá no Palácio do Planalto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quinta-feira (28), no Palácio do Planalto, o presidente do Panamá, José Raúl Mulino. O encontro marca mais um passo no fortalecimento das relações diplomáticas e comerciais entre os dois países.

Lula destacou a importância estratégica da parceria entre Brasil e Panamá: “Hoje estreitamos laços de cooperação e amizade entre dois países democráticos, multiculturais e detentores de rica biodiversidade. Estamos fortalecendo os vínculos entre a maior economia e o principal centro logístico da América Latina e Caribe”.

Mulino, por sua vez, enfatizou a relevância da aproximação regional: “Poder identificar temas que nos unem, compartilhar aquilo que nos preocupa e, sobretudo, encontrar nas diversas organizações políticas da região a facilidade de expressar e de chegar a acordos que permitam agilizar nossa América, que é de todos, também”.

Durante a reunião, foram discutidas oportunidades de negócios e investimentos, especialmente nos setores de turismo e infraestrutura portuária, além do interesse panamenho na aquisição de aeronaves da Embraer. Em 2024, a corrente de comércio entre Brasil e Panamá somou US$ 934,1 milhões, com superávit para o Brasil, principalmente com exportações de petróleo e produtos manufaturados.

A aproximação entre Brasil e Panamá também vem se refletindo no setor de eventos. A parceria entre a ABEOC Brasil e a Cocal — entidade que reúne as principais associações de organizadores de eventos da América Latina — já começa a gerar frutos, como a realização do Congresso Cocal 2026, confirmado para Fortaleza.

Lula também reforçou o convite para a COP 30, que será realizada em novembro, em Belém (PA), buscando ampliar o engajamento internacional no financiamento da preservação de florestas tropicais.

A visita de Mulino reforça a estratégia do governo brasileiro de diversificar parcerias comerciais diante do atual cenário de tensões globais e reafirma o papel do Brasil como articulador no fortalecimento da integração latino-americana — seja no campo econômico, ambiental ou no setor de eventos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *