Presidente da ABEOC Brasil destaca a importância de políticas públicas sustentáveis no Seminário Turismo Responsável promovido pela CNC

A presidente da ABEOC Brasil, Enid Câmara, foi uma das participantes do Seminário Turismo Responsável, promovido nesta quarta-feira (6) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O evento foi transmitido ao vivo e gratuitamente pelo canal da CNC no YouTube.

 

 

Na abertura do evento, Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), disse que os exemplos positivos precisam ganhar escala para se tornarem práticas vigentes no setor de turismo. E que isso só será possível por meio de políticas públicas que incentivem a sustentabilidade, com uma regulamentação que ofereça segurança jurídica aos empreendimentos e com o estímulo à certificação. Assim, o público poderá reconhecer e valorizar as empresas que atuam de forma ambiental e socialmente responsável.

Com o tema “Turismo, território e transformação – A responsabilidade é de todos”, o seminário reuniu especialistas, representantes do setor público e privado, organizações do trade turístico e instituições acadêmicas para discutir como a atividade turística pode impulsionar o progresso econômico, social, ambiental e institucional do Brasil, respeitando e valorizando o território, a cultura e a identidade das comunidades.

 

Além de sua participação institucional, Enid Câmara teve um papel de destaque ao mediar o Painel 4 – “Eventos que movem comunidades: Cultura, identidade e economia local”, que abordou o impacto positivo dos eventos na dinamização de territórios, na preservação de culturas e no fortalecimento das economias locais. O painel reforçou a relevância dos eventos como ferramentas de transformação e integração entre os diversos segmentos do turismo.

 

Durante sua fala, Enid destacou a importância das políticas públicas no envolvimento das comunidades no planejamento e execução de ações turísticas:

“Falar de eventos é falar de diversidade, de políticas públicas, do Perse – a maior política pública da América Latina –, de associativismo, de visão sistêmica e, acima de tudo, de políticas públicas sustentáveis”, afirmou a presidente da ABEOC Brasil, Enid Câmara.

 

O Seminário Turismo Responsável consolidou-se como uma plataforma essencial de diálogo sobre o futuro do turismo brasileiro, reforçando o compromisso com práticas mais humanas, sustentáveis e integradas.

 

Fotos: Negreiros Retratista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *