Escolha foi oficializada durante Assembleia Geral da COCAL em Honduras, com forte atuação da ABEOC Brasil, Fortaleza Convention & Visitors Bureau/ Visite Ceará e Embratur.
O Brasil foi escolhido para sediar, em 2026, a 42ª edição do Congresso da Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina (COCAL). A cidade-sede será Fortaleza (CE), reconhecida por sua infraestrutura, hospitalidade e belezas naturais. A decisão foi anunciada na quarta-feira (23), durante a Reunião da entidade, realizada em San Pedro Sula, Honduras, dentro da programação do Congresso COCAL 2025.
A candidatura brasileira foi apresentada sob a liderança da ABEOC Brasil (Associação Brasileira de Empresas de Eventos) com apoio da ABEOC CE, SETUR CE e SETFOR.
Suemy Vasconcelos (diretora do Visite Ceará) apresentou oficialmente a proposta, ao lado de Silvana Gomes (Coordenadora de Parcerias Estratégicas e Incentivos da Embratur), e torcida emocionada de Enid Câmara (presidente da ABEOC Brasil) e Leonardo Araripe (presidente da ABEOC Ceará). A delegação brasileira participou da reunião que selou a decisão.
O Congresso COCAL é um dos mais relevantes encontros da indústria de eventos, reuniões e turismo de negócios da América Latina. Realizado anualmente, reúne empresários, especialistas, destinos e entidades de diversos países com o objetivo de fomentar conexões, trocas de conhecimento e fortalecimento institucional do setor MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions).
Há 10 anos sem acontecer no Brasil, a participação do poder público, em especial o secretários Eduardo Bismarck (SETUR) e Denise Carrá (SETFOR), foi fundamental para essa conquista. O Cocal 2026 em Fortaleza é também uma vitória para todo o setor MICE brasileiro.
Declarações:
“É uma conquista que reafirma a força do Brasil no cenário latino-americano do turismo de eventos. Fortaleza reúne atributos únicos para receber esse público: estrutura, cultura, engajamento e visão estratégica. Agradecemos à COCAL pela confiança e à nossa missão brasileira pelo esforço conjunto. Será uma edição inesquecível!”, afirma Enid Câmara, presidente da ABEOC Brasil.
“Trazer o 42o Congresso da COCAL para o Brasil, Ceará e Fortaleza representa um esforço estratégico de articulação entre poder público e entidades do trade. Envolve mobilização institucional, promoção internacional e estruturação da cidade como destino de eventos. A candidatura reafirma o potencial do Estado do Ceará e da cidade de Fortaleza no turismo de negócios. É uma oportunidade única de projeção continental e geração de impactos econômicos e de imagem. Agradeço a Abeoc Brasil pelo apoio e parceria nesta ação estratégica”, ressalta Suemy Vasconcelos, diretora do Visite Ceará.
“Uma conquista excelente! Após 10 anos, o Brasil volta a sediar o Congresso da COCAL. Dessa vez, Fortaleza será o palco deste evento que vai reunir, em 2026, os maiores expoentes do setor na América Latina”, destaca Silvana Gomes, coordenadora de Parcerias Estratégicas e Incentivos da Embratur.
“O Brasil apresentou uma candidatura sólida, com o envolvimento de atores-chave do setor de eventos e turismo. Fortaleza demonstrou que está pronta para acolher a COCAL com excelência. Temos certeza de que será um marco para toda a América Latina”, declarou Leonardo Araripe, presidente da ABEOC CE.
“Será um grande Congresso em Fortaleza. Ficamos felizes e entusiasmados de estar no Brasil em 2026, um destino marcante.”, parabenizou Luiz Ricardo Martinez, presidente da COCAL.
A escolha de Fortaleza como sede da COCAL 2026 fortalece o posicionamento do Brasil como referência em eventos internacionais, ampliando oportunidades de negócios, visibilidade internacional e geração de impacto econômico positivo nas comunidades locais.
O anúncio da sede foi comemorado com entusiasmo pela delegação brasileira e pelos participantes do Congresso durante o coquetel de abertura do evento, realizado logo após a Assembleia. O clima foi de celebração, reconhecimento ao trabalho conjunto e grande expectativa para o reencontro da América Latina em solo brasileiro, com toda a hospitalidade e excelência que o país tem a oferecer.
.