Grupo Conecta Eventos divulga relatório que mostra avanços nas práticas sustentáveis no principal encontro da indústria de eventos, que ocorreu em 19 e 20 de maio, no Transamerica Expo Center
Na última segunda-feira (7), o Grupo Conecta Eventos reafirmou seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social ao divulgar os resultados do Relatório ESG do Fórum Eventos 2025, que mapeia o impacto positivo desta edição, ao assumir um papel de liderança junto aos stakeholders, contribuindo para a construção de instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis, além de atuar para o crescimento econômico, inclusivo e sustentável, e trabalho decente para todos, no desenvolvimento de uma Política de Gestão Sustentável, a partir de um planejamento cuidadoso e ao respeitar o ser humano em todas as ações do evento, se comprometendo em assegurar um ambiente saudável, promovendo o bem-estar para todos os stakeholders.
Em parceria com a Evento Sustentável, empresa responsável pela gestão sustentável do evento e encarregada da elaboração do Relatório ESG, o Fórum Eventos 2025 apontou, por meio dos resultados apresentados, as seguintes informações com relação à conteúdo e conexão:
- 24 horas de conteúdo de alta relevância para todo o público envolvido;
- 62 palestrantes experts em suas áreas de atuação;
- 20 painéis com conteúdo de alta qualidade;
- 800 participantes em 2 dias de evento;
- 64 patrocinadores representantes dos setores de hotelaria, fornecedores e corporativo;
- +3.000 interações no aplicativo do evento e nas redes sociais.
Em relação aos resultados das práticas de ESG aplicadas no Fórum Eventos 2025, destacamos abaixo os infográficos detalhados:
A&B: Cuidadoso dimensionamento de A&B para evitar uma quantidade muito além do esperado: foi disponibilização pela organização do evento opções de alimentação natural para participantes e equipe de organização, foram utilizados materiais de serviço A&B reutilizáveis e biodegradáveis, 1.400 refeições foram servidas e o excedente não consumido foi doado, foram utilizados dispensers de água com copos biodegradáveis para a equipe de organização e vidro para os participantes durante todo o evento e para os participantes do evento foi oferecido água em latinhas. Para uma melhor gestão do descarte correto dos resíduos, a Eventos Sustentável realizou treinamento prévio da equipe de A&B da Sig Gastronomia.
Gestão de Resíduos: Desde suas edições iniciais, o Fórum Eventos vem realizando esforços no sentido de alcançar a meta de Lixo Zero. As ações que levam a atingir a meta se iniciam com a gestão de materiais, orientação a stakeholders e gestão de resíduos como por exemplo a coleta seletiva dos resíduos gerados nas fases de montagem, durante e desmontagem do evento, com destinação adequada dos resíduos recicláveis, orgânicos e não recicláveis.
O Transamerica Expo Center dispõe de uma estrutura para a gestão de resíduos. Durante o Fórum Eventos 2025, a limpeza e a coleta seletiva ficaram sob a responsabilidade da empresa JN Serviços.
Para organizar esse processo, foi realizado um alinhamento com a equipe da empresa, garantindo a correta coleta e destinação dos resíduos durante as etapas de montagem, durante o evento e desmontagem. Além disso, foi reforçada a sinalização das lixeiras de coleta seletiva, garantindo maior eficiência na separação dos resíduos ao longo do evento.
A equipe de gestão de limpeza foi orientada onde distribuir, que cores usar para os sacos de lixo e como colocar as lixeiras nos diversos espaços e áreas do evento.
Todos os resíduos gerados (recicláveis, não recicláveis e orgânicos) foram destinados à central de resíduos do Transamérica Expo Center e, posteriormente, enviados aos depósitos da Multilixo, onde passam por triagem. Na Multilixo, parte dos materiais é direcionada para reciclagem, outra parte encaminhada para incineração, enquanto os resíduos orgânicos são destinados a aterros sanitários – (Fonte: Multilixo).
Para garantir que todo o processo de gestão de resíduos fosse realizado de maneira eficaz, a Eventos Sustentável realizou a supervisão contínua nas diversas áreas de descarte e armazenamento de resíduos, áreas de preparos da alimentação, sanitários e todos os espaços onde ocorriam montagem e desmontagem.
Compensação CO2: Com as ações de mitigação, conseguiu-se diminuir (-3,5 toneladas de CO2) a emissão de CO2 em comparação ao evento de 2024.
No cálculo da emissão de Gases Efeito Estufa foram compensadas 20 toneladas de CO2, sendo neutralizadas todas as ações de deslocamento da equipe de organização, fornecedores, expositores, participantes e palestrantes, hospedagens, gerenciamento de resíduos, consumo de água, energia e descartes e destinação de resíduos.
Reconhecimento
O Fórum Eventos 2025 é carbono neutro com compensação de créditos de carbono do projeto REDD+ socioambiental de recuperação e preservação da biodiversidade da Amazônia. Realizamos todas as ações para minimizar as emissões de CO2, antes de medir e realizar a compensação.
A metodologia de Gestão Sustentável de Eventos praticada pela Evento Sustentável é embasada pela ABNT ISO 20121 – Gestão da Sustentabilidade em Eventos e pela ABNT – PR 2030 – Práticas Recomendadas de ESG.
A preocupação com os impactos sociais dentro de um evento considera diversos fatores que garantem inclusão, diversidade, acessibilidade, zelo pela saúde e segurança dos envolvidos, respeito às comunidades locais, ética em todos os processos e etapas do evento e geração de benefícios para a sociedade.
ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Atendidos pelo Fórum Eventos 2025
O Fórum Eventos 2025 atingiu 14 dos 17 ODS, demonstrando uma importante contribuição na construção de um país mais forte economicamente, mais justo socialmente e mais responsável ambientalmente.
Para Sergio Junqueira Arantes, CEO do Grupo Conecta Eventos e idealizador do Fórum Eventos, os resultados apresentados mostram a evolução e a importância do compromisso firmado com o ESG, “A Sustentabilidade sempre foi um norte para o Grupo Conecta Eventos. Mesmo antes da existência do Fórum Eventos, o Prêmio Caio dava o exemplo exigindo de seus concorrentes a observância de preceitos ambientais rigorosos. Isso há mais de 20 anos. Hoje, nossa preocupação se estende à governança e ao social tanto no conteúdo do Fórum, quanto na sua operação”, afirma.
De acordo com Daniel Costa, CEO da Evento Sustentável e conselheiro executivo ESG do Grupo Conecta Eventos, os objetivos do evento vão ao encontro com sua expectativa: “O Fórum Eventos 2025 demonstra mais uma vez que é possível alinhar inovação, impacto social e responsabilidade ambiental em um mesmo projeto. Com ações como a compensação de carbono, gestão eficiente de resíduos e forte inclusão social, não apenas minimizamos os impactos negativos, mas construímos um legado positivo para todos os envolvidos. Atingir 14 dos 17 ODS da ONU é um reflexo do compromisso compartilhado com um futuro mais sustentável e justo. Este evento é um exemplo de como a sustentabilidade pode ser integrada à cultura organizacional, gerando valor para a sociedade e para o planeta” aponta Daniel.
Quando uma empresa que investe em ESG busca atingir os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU, isso significa que ela está alinhando suas práticas empresariais com metas globais para um mundo mais sustentável, justo e inclusivo.
Na prática, a empresa atrai mais investidores, reduz riscos financeiros e operacionais, antecipando regulamentações, melhora sua confiança e fortalecer a marca, contribui para um impacto social e ambiental positivo. Ou seja, atingir os ODS dentro das diretrizes ESG não é apenas uma questão de responsabilidade social, mas também um modelo de negócio mais resiliente, inovador e competitivo no longo prazo.
Com essas práticas, o Fórum Eventos 2025 reafirma seu papel de liderança na transformação sustentável da indústria de eventos, apontando caminhos viáveis e replicáveis para o futuro dos eventos no Brasil.
Fonte: Portal Eventos