Após 10 anos como CEO da BLTA, Simone Scorsato assume a Gerência de Eventos Internacionais da Embratur
Após dez anos à frente da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), a CEO da entidade, Simone Scorsato, anunciou nesta segunda-feira (23) que deixará o cargo para assumir a Gerência de Eventos Internacionais da Embratur. Ela começa na nova função em outubro.
“Aceitar este convite reitera todo o trabalho feito na BLTA de desenvolver o Brasil no mercado estrangeiro, abrangendo participação em importantes feiras e eventos no exterior. Nessa perspectiva, meu desafio será, justamente, identificar aqueles com poder de gerar negócios e de ampliar o conhecimento da Marca Brasil”, destaca Simone. “Esta é uma área já consolidada na Embratur, acredito que meu trabalho envolverá um novo olhar sobre as feiras com curadoria de eventos, ações de Marca Brasil, qualificação de expositores e novas estratégias de promoção e comercialização para projeção qualificada do país no exterior com um olhar segmentado”, antecipa.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a trajetória de Scorsato e os desafios na gestão da Agência. “Eu fiquei muito feliz com a disponibilidade da Simone em aceitar nosso convite, e colocar toda sua experiência e capacidade técnica à serviço do Brasil. Ela contribuiu na mudança da percepção do que é luxo, e o Brasil hoje é muito competitivo nesse segmento de experiências exclusivas e sustentáveis. Agora na Embratur, vai poder contribuir muito e dar seguimento ao trabalho de ampliar a nossa capacidade de gerar cada vez mais negócios através das feiras, roadshows, galerias e demais eventos internacionais”, disse.
“Simone irá colaborar trazendo o olhar das necessidades atuais do trade turístico, para que possamos deixar o Brasil bem posicionado no cenário global. Teremos grandes entregas no curto prazo para a Embratur e o reforço no time da agência de uma profissional como Simone irá potencializar os resultados”, afirmou Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade.
“Foi um prazer trabalhar com a Simone, pois a sua competência e energia pessoal levaram a BLTA ao patamar de qualidade e reconhecimento que hoje ela tem perante o trade. Desejo que ela seja muito feliz na Embratur, e que consiga promover ainda mais o nosso país e os seus produtos e serviços. A BLTA amplia, com satisfação, a sua parceria com a Embratur, graças à presença da Simone entre os seus quadros”, destaca Roberto Klabin, presidente do conselho da BLTA.
Simone, que é turismóloga por formação com mestrado em Hospitalidade, entrou na BLTA a convite de Melissa Fernandes (ex-presidente no biênio 2012-2014). Ao rever sua trajetória na associação, afirma que foi um período de aprendizagem contínua. “Nunca tinha atuado anteriormente como uma profissional do segmento de turismo de luxo. Nesses anos, aprendi a entender as necessidades desse nicho específico e a criar estratégias para o fortalecimento desse segmento, promovendo a hospitalidade brasileira de excelência no país e no exterior. Além disso, desmistificamos o luxo, trazendo protagonismo à brasilidade”, diz.
Ciclo de expansão
Nesses dez anos de BLTA, Simone atuou como CEO durante cinco diferentes diretorias. Entre 2014 e 2024, trabalhou pela expansão do papel institucional da associação de promover o turismo de luxo no país e no exterior e ampliou o portfólio de membros em 325%, conferindo à BLTA novas dimensões. “Quando entrei, tínhamos 16 associados. Hoje, somos em 68, entre hotéis de diferentes portes e perfis, além de DMCs, e estamos presentes em todos os biomas do país”, aponta.
A participação da associação em roadshows nacionais e internacionais também teve grande relevância nesse período. A marca BLTA começou a marcar presença no exterior em 2014/2015, efetivando o objetivo de promover o turismo de excelência brasileiro junto a players de mercados emissores de interesse. Roadshows em Londres, Paris, Nova York, Chicago, São Francisco e Los Angeles tornam-se essenciais para a BLTA encantar os principais agentes do mercado na Europa e nos Estados Unidos.
Ainda em relação ao mercado internacional, Simone destaca a exposição dos produtos da BLTA nas mais importantes feiras de turismo do mundo, levando o melhor da hospitalidade brasileira para a Pure Life Experiences, ILTM Latam, ILTM Cannes, Emotions Travel Community, Top Resa e WTM Londres, entre outras.
ESG, Tons do Brasil e Xodó
Para estimular a adoção de práticas sustentáveis por hotéis e DMCs, em março do ano passado a BLTA realizou, com o Ibiti Projeto (MG), o primeiro encontro de ESG (Environmental, Social and Governance), reunindo associados e executivos de consultorias do setor para analisar os movimentos da entidade e de cada associado individualmente em direção a práticas, desafios e oportunidades para um turismo mais regenerativo. A segunda edição do encontro ocorreu em abril deste ano em Itacaré (BA).
Outra contribuição de Simone ao segmento foi a constância na pesquisa, com o Anuário BLTA, pesquisa realizada em parceria com o Senac SP desde 2012 que mapeia o comportamento do consumo no segmento de turismo de luxo. Anualmente, o estudo junto aos associados analisa o desempenho do grupo, o perfil de hóspedes e as tendências do mercado de turismo de luxo no Brasil. Também em sua gestão foi estabelecida parceria com a Escola superior de Propaganda e Marketing (ESPM) para a criação do curso de Gestão da Excelência no Mercado de Luxo, este já em sua quarta edição, do qual Simone é curadora e professora.
Em novembro de 2023, ela conseguiu, como publisher, concretizar um sonho acalentado, o livro “Tons do Brasil”, pela celebração dos 15 anos da BLTA. A publicação é uma vitrine dos diferentes atributos nacionais que inserem o país no competitivo mercado da hospitalidade de luxo, tanto no Brasil quanto no exterior, promovendo a diversidade dos associados pela ótica de um Brasil poético, diversificado e autêntico.
O livro destaca outro feito de Simone: a criação da Xodó, marca brasileira de hospitalidade da BLTA para ampliar a promoção do Brasil como referência de excelência na arte de receber, transmitindo um maior senso de brasilidade e com um nome que possa ser usado no mercado nacional e que as pessoas possam entender e divulgar. “Não poderia deixar de dizer que, em todos esses dez anos, sempre tive apoio dos presidentes, assim como de todos os integrantes do board, para implementar as ações que desenvolvi”, ressalta.
Fonte: Embratur