Centro de Convenções Salvador injeta R$ 1 bi na economia da cidade em 2022

O turismo de negócios e eventos tem impulsionado o mercado de Salvador. De janeiro até a primeira quinzena de setembro deste ano, o Centro de Convenções Salvador (CCS), administrado pela francesa GL events, recebeu 56 eventos, abrigando cerca de 125 mil pessoas.

Até dezembro, estão previstos mais 30 eventos, reunindo mais de 100 mil participantes.

Calcula-se que apenas os eventos no CCS sejam responsáveis por uma movimentação econômica na cidade de R$ 1 bilhão em 2022, entre gastos com hotel, restaurantes, táxi, compras, passagens, etc. 

De acordo com o diretor geral do CCS, Ludovic Moullin, a volta do turista de negócios e eventos foi possível por Salvador reunir uma série de características, a começar pelo versátil centro de convenções.

Soma-se a isso um moderno aeroporto com ampla malha aérea, uma rede hoteleira diversificada, restaurantes de alto padrão e a profissionalização das empresas que lidam com o turista. 

Além dessas razões, o subsecretário de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), Érico Mendonça, cita a promoção do destino em todo o país e a melhoria dos produtos turísticos, com a inauguração de novos espaços.

Um exemplo é a Cidade da Música e, em breve, a Casa das Histórias, ambas localizadas na Praça Cairu, frente a dois cartões postais – o Elevador Lacerda e o Mercado Modelo. S

Segundo Mendonça, todos esses motivos devem levar a um crescimento no número de turistas, até dezembro, de 40,5% em relação a 2021, totalizando cerca de 8,5 milhões de visitantes. Para 2023, a expectativa é crescer 6,4%, em comparação a este ano. 

 

EVENTOS

Ao longo de 2022, o Centro de Convenções Salvador abrigou importantes eventos, a exemplo da CAPA Latin America Aviation & LCCs Summit 2022, o XXIV Congresso Brasileiro de Magistrados, o XI Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa e o 13º Congresso Brasileiro do Algodão (CBA). 

Na agenda constam ainda o XXII Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica 2022 (de 27 a 29/10) e o 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (de 19 a 24/11), para citar alguns.

 

 

Fonte: Portal Radar