Virada Esportiva terá mais de 2 mil eventos em São Paulo

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Seme) vai realizar nos dias 4 e 5 de dezembro a 14ª edição da Virada Esportiva.

Com o tema Movimente a Vida, a Virada deste ano terá como principal objetivo ressaltar a importância da atividade física para a imunidade e o combate ao sedentarismo.

A Virada Esportiva faz parte do calendário oficial da cidade e vai oferecer mais de dois mil eventos em cerca 500 locais de todas as regiões da cidade, contribuindo para a ocupação do espaço público. Tem a proposta de ser inclusiva, com atividades para crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Em 2021, a Prefeitura investiu R$ 2 milhões no evento, que também terá a colaboração de parceiros da iniciativa privada. Todas as atividades são gratuitas.

Entre as atrações estão a Arena Arnold, Arena Neymar, Arena UFC, Academias Catraca Livre (Smart Fit, Blue Fit e Selfit), Base Jump,  Bike Tour, Cãominhada,  Centros Esportivos, CEUs,  Esportes Náuticos na Represa de Guarapiranga, Memorial da América Latina.

Atividades esportivas para todos os públicos serão realizadas nos Parques do Carmo, Augusta – Prefeito Bruno Covas, Villa Lobos e da Juventude e duas unidades do Sesc.

 

Mais de 60% sedentários durante a pandemia

A pandemia do Coronavírus colocou em evidência a importância da atividade física para a manutenção da saúde física e mental. Pesquisas comprovaram que exercícios físicos moderados contribuem para fortalecer a imunidade em geral e o sistema respiratório, contribuindo para minimizar os danos causados pela covid-19.

Com o arrefecimento da pandemia, a Virada Esportiva 2021 pretende chamar a atenção do paulistano sobre a importância de combater o sedentarismo.

Durante a pandemia, uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com 44.062 pessoas, constatou que 62% dos entrevistados não fizeram atividade física quando estiveram de home office.

O tempo médico sentado ficou dividido entre cinco horas diante do computador (uma hora e meia a mais do que antes da pandemia) e três horas à frente da TV (aumento de uma hora e 20 minutos).

Especialistas alertam que a combinação da falta de exercícios com longas horas sentado é perfeita para surgimento de doenças cardiovasculares, com infarto e acidente vascular cerebral.

Um trabalho publicado pela revista médica “The Lancet” constatou que ficar sentado durante oito horas por dia aumenta em 10% o risco de morte.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece um mínimo de 150 minutos semanais de atividade física aeróbica, de intensidade moderada, para quem fica o dia todo sentado.

Já um novo estudo publicado em agosto último no The American Journal of Physiology: Endocrinology and Metabolism mostra que três minutos de exercícios (movimentar o corpo) a cada meia hora ajudam a combater o danos de ficar sentado.

 

E-Virada Esportiva terá grande final

Junto com a Virada Esportiva, acontece no dia 5 de dezembro a grande final da E-Virada Esportiva, campeonato de jogos eletrônicos promovido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Seme), em parceria com a Associação Paulistana de Esportes, Recreação e Lazer (Aprel) e a Arena BBL (Bad Boy Lerroy).

A primeira virada E-game da América Latina começou no dia 5 de novembro em formato híbrido e terá a grande final presencial em três modalidades distintas: FreeFire, Counter-Strike e Fifa.

 

Metrô na Virada

A Virada Esportiva 2021 vai contar com a participação do Metrô. A Companhia do Metropolitano vai realizar ações na estação Tatuapé para convidar o paulistano a participar do evento.

Nos dias 2 e 3 de dezembro, das 10h às 14h, haverá coreografia de dança, com até 7 minutos, para mostrar que a atividade física pode ser praticada por meio da dança de uma forma rápida e prazerosa.

O espaço também vai contar com estrutura e acessórios da academia Selfit. Quem passar pela estação Tatuapé também poderá se divertir, entre os dias 2 e 5 de dezembro, com o Xadrez Gigante, das 10h às 15h, numa demonstração de que momentos de recreação também são importantes para a saúde mental.

 

Fonte: Promoview