Rio libera máscaras em academias para pessoas vacinadas
Um decreto da Prefeitura do Rio de Janeiro, publicado na manhã desta quarta-feira (17) no Diário Oficial, determina que não é mais obrigatório o uso de máscara em academias de ginástica, piscina, centros de treinamento e de condicionamento físico e pistas de patinação, desde que seja garantido que todas as pessoas que tiverem acesso ao local estejam com o sistema vacinal completo.
O decreto destaca que a obrigatoriedade de vacina corresponde a pessoas com idade entre 15 e 59 anos, com segunda dose ou dose única, além da exigência da dose de reforço para os maiores de 60 anos.
Decreto libera o uso de máscaras em academias de ginástica do Rio para pessoas vacinadas — Foto: Reprodução/ Diário Oficial
Em um decreto publicado na última sexta-feira (12), a Prefeitura do Rio manteve a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados e nos transportes públicos do Rio, mas suspendeu todas as demais regras contra a Covid na cidade.
O decreto determinou que cariocas continuem usando máscara em quaisquer locais fechados e revogou medidas restritivas estipuladas em decretos anteriores e em resoluções conjuntas entre estado e município.
O passaporte da vacina continua obrigatório para alguns estabelecimentos fechados.
Entre essas medidas, estavam:
- o limite de ocupação em estabelecimentos comerciais e estádios;
- o distanciamento das mesas em restaurantes;
- o consumo em pé em bares;
- a lotação em pistas de danç
Máscaras liberadas em áreas abertas
No dia 28 de outubro, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro publicou uma resolução que regulamentou a lei que permitiu a liberação do uso de máscaras em locais abertos na capital.
Assim, deixou de ser obrigatório usar máscara em áreas abertas nas cidades que se enquadrarem em duas condições: estar sob risco moderado, baixo ou muito baixo para Covid, de acordo com o mapa epidemiológico da semana; ter concluído a vacinação em 75% do público-alvo (indivíduos com 12 anos ou mais) e/ou 65% da população total.
O município do Rio de Janeiro se enquadra nas duas condições e permitiu a liberação do uso máscaras em áreas abertas e sem aglomeração.