Governo do Reino Unido garante que eventos em massa são seguros após estudo de 4 meses e 37 eventos

O governo do Reino Unido apresentou os resultados do seu Programa de Pesquisa de Eventos (ERP) que monitorou 37 eventos experimentais durantes os últimos quatro meses.

De acordo com o estudo, estes eventos piloto mostram que os eventos de participação em massa são seguros para participar, mas é necessário cautela.

Os dados mostraram que os números de casos da Covid-19 estavam “amplamente alinhados ou abaixo” das taxas de infecção da comunidade durante o programa de eventos piloto.

Quatro eventos ERP foram associados a mais de 1.000 casos; Final do Euro 2020 (Itália x Inglaterra em 11 de julho), semifinal do Euro 2020 (Inglaterra x Dinamarca em 7 de julho), Latitude Festival (cap. 40.000) e Tramlines Festival (40.000).

O governo disse que os eventos ocorreram durante um período de “maior prevalência na comunidade subjacente” e que os jogos de futebol atraíram um número significativo de pessoas sem ingressos para a área ao redor do Estádio de Wembley, provavelmente contribuindo para o aumento dos dados de infecções em torno dos eventos.

De acordo com os dados do NHS Test and Trace para a final do Euro 2020, 2.295 pessoas dentro ou ao redor do estádio provavelmente estavam infectadas no momento do evento, com mais 3.404 pessoas dentro e ao redor do estádio potencialmente contraídas na época de o evento.

O vice-diretor médico da Public Health England, Dr. Jenifer Smith, disse que a Euro 2020 foi uma ocasião única e é improvável que um impacto semelhante nos casos da Covid-19 seja visto em eventos futuros.

Os dados mostram que 585 casos foram registrados pelo NHS Test and Trace na época do Grande Prêmio da Inglaterra, que recebeu a maior multidão no Reino Unido em mais de 18 meses, com mais de 350.000 pessoas presentes em três dias.

Quando analisados, os 585 casos do Grande Prêmio mostram que 343 desses casos provavelmente já eram infecciosos na época do evento, enquanto 242 casos são de pessoas que provavelmente adquiriram uma infecção na época do evento.

Na Inglaterra, neste período, 1,36-1,57% das pessoas tiveram teste positivo para Covid-19, o que equivale a cerca de 1/75 a 1/65 pessoas.

Dados do The Wimbledon Championships, que recebeu cerca de 300.000 fãs de tênis durante um período de duas semanas, registrou-se 881 casos Covid-19 por meio do NHS Test and Trace.

O governo disse que cerca de 299 casos provavelmente já eram infecciosos na época do evento, com 582 casos provavelmente contraídos na época do evento. Na Inglaterra, neste período de tempo, 0,31-1,36% das pessoas testaram positivo para Covid-19, o que equivale a entre 1/320 e 1/75 pessoas.

O governo disse que uma abordagem cautelosa deve ser tomada em eventos não estruturados envolvendo os participantes que estão próximos por longos períodos de tempo, quando os espectadores estão em pontos de aperto de alta densidade em locais, ao viajar para e de eventos, e ao misturar-se dentro de casa antes, durante e após os eventos.

“Nós mostramos que podemos reintroduzir esportes de massa e eventos culturais com segurança, mas é importante que as pessoas permaneçam cautelosas ao se misturarem em ambientes muito lotados”, indicou o secretário de cultura do Reino Unido, Oliver Dowden.

“Para que possamos manter a temporada de futebol, teatros e shows seguros com multidões cheias neste inverno, peço os fãs que tomem a vacina, pois esta é a maneira mais segura de fazermos grandes eventos”, concluiu

Eventos que foram monitorados pelo ERP:

Campeonato Mundial de Snooker, Crucible Theatre, Sheffield: 17 de abril – 3 de maio
, semifinais e finais da FA Cup, Estádio de Wembley, Londres: 18 de abril – 15 de maio
Carabao Cup Final, Estádio de Wembley, Londres: 25 de abril
The Good Business festival ‘Change For Good evento de negócios: 28 de abril
Circus Nightclub, Liverpool: 30 de abril – 1 de maio
Sefton Park Pilot (evento de música ao vivo), Liverpool: 2 de maio
The BRIT Awards, Londres: 11 de maio
Reunion Run, Kempton: 15 de maio
Cricket, Edgbaston, Birmingham: 10 a 13 de junho
Royal Ascot (corrida de cavalos), Berkshire: 15 a 19 de junho
Download Festival, Leicestershire: 18 a 20 de junho
Cricket, Durham: 29 de junho
UEFA Euro 2020 (7 jogos incluindo semifinal e final), Estádio de Wembley: 13 de junho – 11 de julho
Críquete, Oval, Londres: 1 de julho
Críquete, Bristol: 4 de julho
Apresentações no Festival de Ópera de Grange, Hampshire: 1 a 18 de julho
Os campeonatos , Wimbledon (tênis), Londres: 28 de junho a 11 de julho
Goodwood Festival of Speed, West Sussex: 8 a 11 de julho
Cricket, Lord’s, Londres: 11 de julho
Opera North, Leeds Playhouse, Yorkshire: 14 a 17 de julho
Cricket, Edgbaston, Birmingham : 13 de julho
The Open Championships, Kent: 11 a 18 de julho
Apresentações no Grosvenor Park Open Air Theatre, Chester: 14 a 17 de julho
The British Grand Prix, Silverstone Circuit, Northamptonshire: 14 a 18 de julho
Críquete, Trent Bridge, Nottinghamshire: 16 de julho
The Challenge Cup Final, Rugby League, Wembley Stadium, Londres: 17 de julho
Apresentações no The Piccadilly Theatre, Londres: 17 – 23 de julho
Cricket, Headingley, Yorkshire: 18 de julho
Home and Gift Buyers Festival, Harrogate, Yorkshire: 18 a 21 de julho
Latitude Festival, Southwold, Suffolk: 22 a 25 de julho
Tramlines Festival, Sheffield, Yorkshire: 23 a 25 de julho

Clique aqui para acessar o Painel de Dados do Programa de Pesquisa de Eventos completo.

 

Fonte: Portal Radar