Governo de SP estuda ferramenta online para que espaços e eventos se declarem cumpridores de normas anti-COVID

O Governo de São Paulo segue tentando acelerar os processos para que os eventos voltem a acontecer com segurança em seus municípios.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patrícia Ellen, uma nova ferramenta para contribuir com o setor.

Em entrevista ao UOL, a secretária indicou que a partir de agosto deve entrar no ar uma ferramenta online em que eventos e estabelecimentos poderão se autodeclarar cumpridores das regras de segurança contra a covid-19, e frequentadores poderão avaliá-los.

“Nos próximos dias, realizaremos um chamamento público oficial para que associações sugiram outros potenciais eventos-modelo. A gente terá até dez eventos nessa categoria por mês, para que consigamos acompanhar e dar visibilidade a eles”, também adiantou Patrícia.

Em relação aos 30 eventos pilotos já programados para acontecer, a ideia é apoiar bons exemplos e mostrar à população que é “possível fazer eventos desde que respeitem protocolos”, afirmou.

 

Esses eventos-modelo terão o acompanhamento do governo e servirão de molde para eventos futuros.

De acordo com o plano, os organizadores serão responsáveis pela estrutura para atender aos protocolos de segurança contra a covid-19: controle de comprovantes de vacinação, controle de uso de máscara, testagem rápida dos participantes e monitoramento pós-evento dos participantes.

O governo estadual oferecerá consultoria sobre protocolos pré-evento e, caso os organizadores necessitem, ferramentas de vigilância da Secretaria de Saúde.

 

Fonte: Portal Radar