Governo de Santa Catarina altera regras para realização de eventos de grande porte

O governo de Santa Catarina prorrogou até 30 de junho as atuais medidas sanitárias para tentar frear o avanço da Covid-19 no estado.

O Decreto nº 1.330, com prorrogação das medidas sanitárias em Santa Catarina, foi publicado no Diário Oficial da última terça-feira (15) e já está em vigor.

O Decreto também altera as regras para a realização de eventos de grande porte ou de massa com mais de 500 participantes.

Em todos os níveis de risco, ficam condicionados à avaliação de plano de contingência pela Diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde (SES), autorização do município sede do evento e deliberação favorável por 2/3 dos municípios membros da Comissão Intergestores Regional (CIR) em reunião com representantes da SES e do município onde será realizado o evento.

Os atuais protocolos permanecem em vigência para todo o território catarinense, assim como regramentos já estabelecidos pela Secretaria de Estado da Saúde para a convivência segura.

Também nesta terça o governo de Santa Catarina publicou uma nova portaria (620) com regras para realização de corridas de rua.

Segundo o estado, a realização é possível em todos os níveis de risco, sendo que muda apenas o limite de participantes: no máximo 200 em áreas de risco gravíssimo (vermelho); 300 no risco Grave (Laranja); 600 nas áreas de níveis Alto (Amarelo); e 1.000 participantes em locais de risco Moderado (Azul).

Os organizadores devem elaborar um plano operativo do evento, seguindo critérios expostos na matriz de avaliação de risco sanitário para corridas de rua. Os formulários e metodologias estão anexados à portaria.

Confira a portaria 620 na íntegra

 

Fonte: Portal Radar