MTur e Ministério da Saúde firmam parceria por Passaporte de Vacinação

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, se reuniu com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nesta terça-feira (06). O objetivo foi firmar uma parceria para incentivar o uso de um certificado de vacinação para incentivar a retomada segura das atividades turísticas. O certificado é fornecido por meio do aplicativo Conecte SUS e permite que as pessoas já imunizadas tenham um QR Code com dados sobre a vacinação.

“Estive hoje com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para mais uma reunião sobre a implantação do certificado digital de vacinação em nosso País, uma ação extremamente importante para o turismo e o setor de eventos. Este documento, que já está disponível no aplicativo Conecte SUS, funcionará como o Passaporte de Vacinação.

De acordo com Machado Neto, agora, os gestores estaduais e municipais contam com esse instrumento, que a critério de cada localidade possa flexibilizar para as pessoas já imunizadas, o acesso aos eventos e locais turísticos, como já ocorre em alguns países,sempre respeitando as normas de segurança sanitária.

“O turismo e o setor de entretenimento seguem trabalhando para quando chegar o momento da retomada. Por isso, ter uma comprovação de vacinação que ofereça mais segurança para turistas e trabalhadores é fundamental. Juntos vamos fortalecer o turismo do nosso Brasil e seremos fundamentais na recuperação econômica do Brasil”, reiterou o ministro do Turismo.

Gilson Machado afirmou que já discute o uso da ferramenta com organismos estrangeiros para brasileiros em viagem ao exterior, a exemplo de outras iniciativas que estão sendo desenvolvidas ao redor do mundo.  O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou o avanço na vacinação em todo o País, com a aplicação, até o momento, de mais de 20 milhões de doses.

 

 

Fonte: Mercado & Eventos