Prefeitura de SP antecipa 5 feriados para conter avanço da Covid; veja como deve ficar o calendário

A Prefeitura de São Paulo vai antecipar cinco feriados para tentar aumentar o isolamento social e conter o avanço de casos de Covid-19 na cidade.

O anúncio deverá ser feito pelo prefeito Bruno Covas (PSDB) em coletiva virtual no início da tarde desta quinta-feira (18), e ainda pode sofrer alterações, mas a expectativa é a de que o calendário ficará da seguinte forma:

22 março, segunda feira

Antecipa Corpus Christi

23 de março, terça feira

Antecipa Consciência Negra

24 de março, quarta feira

Antecipa feriado do dia 25 Janeiro de 2022, aniversário da cidade

25 de março, quinta-feira

Antecipa Corpus Christi 2022

26 de março, sexta-feira

Antecipa Consciência Negra de 2022

A medida visa reduzir a circulação de pessoas nas ruas e mira setores da indústria e empresas que ainda seguem funcionando durante a fase emergencial, em vigor em todo o estado desde a última segunda-feira (15).

Não é a primeira vez que a gestão de Covas decide antecipar feriados como estratégia para frear a contaminação pelo coronavírus.

Em julho de 2020, a gestão Covas antecipou os feriados de Corpus Christi e o da Consciência Negra para frear o avanço de casos de Covid à época.

Mais cedo, em entrevista à GloboNews, o prefeito afirmou que a capital paulista não tem efetivo de segurança para implementar medidas restritivas mais rígidas.

“No município é inviável decretar lockdown. A gente tem 1.000 guardas da GCM (Guarda Civil Metropolitana). É inviável fiscalizar se as pessoas estão saindo de casa com mil guardas”, afirmou.

 

Morte por falta de atendimento

Nesta quinta-feira (18), o prefeito confirmou a primeira morte de um paciente com Covid-19 por falta de leito de UTI.

A vítima é um jovem de 22 anos, que morreu no dia 13 de março, dois dias após ser internado na UPA de São Matheus, na Zona Leste da capital.

No estado, ao menos 79 pessoas com Covid-19 ou suspeita morreram na fila por um leito de UTI.

A explosão de casos atinge também a rede privada da capital. Nesta semana, hospitais particulares pediram 30 leitos do SUS à Secretária Municipal da Saúde.

 

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *