ABEOC Brasil e entidades do setor vão a Brasília em apoio ao Programa Emergencial de Recuperação ao Setor de Eventos

A presidente da ABEOC Brasil, Fátima Facuri, e outras lideranças de entidades representativas do setor de eventos foram à Brasília levar manifesto de apoio ao Programa Emergencial de Recuperação do Setor de Eventos(PERSE).

O documento assinado por mais de 20 entidades foi levado à relatora do Projeto de Lei n° 5638/20, que busca socorrer e resguardar o setor de eventos, feiras, congressos, entretenimento, live marketing, formaturas, festas e eventos esportivos, entre outros.

Segundo Fátima Facuri, “é o momento do setor se posicionar e se unir frente aos parlamentares para o socorro das empresas e trabalhadores. Fomos os primeiros a parar e não vemos ou temos uma agenda de retorno. Tivemos perdas de mais de 90% no setor de eventos, algumas empresas fecharam e muitos funcionários estão parados, já que movimentamos cerca de 50 segmentos ligados aos eventos.”

 

Veja o manifesto na íntegra:

 

Exma. Sra. Deputada, as entidades abaixo assinadas, firmam neste documento total e irrestrito apoio ao Projeto de Lei n° 5.638/20, de sua autoria e que se propõem a socorrer e resguardar o setor de eventos, feiras, congressos, entretenimento, live marketing, formaturas, festas e eventos esportivos, entre outros, com a prorrogação de medidas trabalhistas e econômicas emergenciais.

Trazendo em seu contexto o PERSE – Programa Emergencial de Recuperação do Setor de Eventos – PERSE proposto pela ABRAPE, a expectativa de votação urgente do PL traz aos milhares de trabalhadores e empresas dessa imensa indústria a esperança de sobrevivência. Desde março de 2020 com os braços compulsoriamente cruzados, estamos assistindo a gradual derrocada de um setor que gera R$ 1 trilhão para a economia. São profissionais e famílias em desespero, atingido em cheio pelas restrições da pandemia.

As entidades aqui relacionadas apoiam a iniciativa da ABRAPE e do Deputado Felipe Carreras, autor do Projeto, neste momento em que, às vésperas de registrarmos a triste marca de um ano de atividades paralisadas, buscamos incessantemente meios para ter de volta a maior expressão da dignidade humana: o direito ao trabalho.

Nesta caminhada, reforçamos nossa união de esforços junto à Vossa Excelência enquanto relatora, e à ABRAPE para que uma extensa gama de trabalhadores formada por organizadores; promotores; técnicos de áudio, vídeo e iluminação; gastronomia; segurança; limpeza; montadores; cenografia e muitos outros não sucumba.

Os prejuízos se estendem, irremediavelmente, ao turismo, que fomentamos movimentando transportes, hotelaria e serviços.

Em nome de todos os profissionais que temos o orgulho e o dever de representar, pedimos a votação e aprovação do PL n° 5.638, humanitariamente apresentado pelo Deputado Felipe Carreiras.

ASSINAM AS ENTIDADES

– ABEFORM- Associação Brasileira de Empresas de Formaturas e Afins

– ABEOC Brasil – Associação Brasileira das Empresas de Eventos

– ABRACE – Associação Brasileira de Cenografia e Estandes

– ABRACEO – Associação Brasileira de Corridas de Rua e Esportes Outdoor

– ABRAFESTA – Associação Brasileira de Eventos

– ABRAPE – Associação Brasileira dos Promotores de Eventos

– ACADEMIA BRASILEIRA DE EVENTOS E TURISMO

– AGEPES – Associação Gaúcha de Empresas e Profissionais de Eventos

– AMEE – Associação Mineira de Eventos e Entretenimento

– AMPRO – Associação de Live Marketing

– ANAFIMA – Associação Nacional da Indústria da Música

– APRESENTA – Associação dos Promotores de Eventos do Setor de Entretenimento e Afins

– BHCVB – Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau

– CBIE – Câmara Brasileira da Indústria de Eventos

– FREMÚSICA – Frente Parlamentar em Defesa da Indústria da Música

– IFEA – International Festivals & Events Association – Brasil

– MÚSICA E MERCADO

– ORDEM DOS MÚSICOS DO BRASIL

– SINDIBUFÊ MG – Sindicato Intermunicipal das Empresas de Buffet de Minas Gerais

– SINDIMÚSICA – Sindicato das Indústrias de Instrumentos Musicais do Est. de São Paulo

– SINDIPROM MG – Sindicato da Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos de Minas Gerais

– SINDIPROM SP – Sindicato da Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos de São Paulo

– SPCVB – São Paulo Convetion & Visitors Bureau

– UBRAFE – União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios

– UNEDESTINOS – União Nacional de CVBs e Entidades de Destinos