ABEOC busca orientações junto ao Ministério da Saúde sobre coronavírus e mercado de eventos

Com o primeiro caso de coronavírus confirmado no Brasil, no Estado de São Paulo, o país entra em alerta contra a propagação da doença. Nesta quarta, o ministro Luiz Henrique Mandetta, concedeu uma entrevista coletiva dando detalhes sobre como a pasta da Saúde está acompanhando e agindo em relação à doença.

A ABEOC Brasil esteve em contato com a assessoria de imprensa do Ministério em busca de informações para seus associados com relação aos eventos já agendados em São Paulo e em outros estados. Segundo a assessora Luísa Schneiders, como há apenas um caso confirmado, não existe um protocolo específico para realização de congressos e feiras, que indique, por exemplo, necessidade de suspensão. Segundo ela, neste momento, é importante o bom senso dos participantes e as pessoas que estiveram apresentando algum sintoma relacionado ao coronavírus devem evitar de aglomerações. Por outro lado, os organizadores podem contribuir divulgando através de banners fixados em pontos estratégicos, como nos banheiros, a importância de lavar as mãos corretamente e de usar o álcool gel, que também pode ser disponibilizado em dispensers em áreas de fácil acesso e visibilidade.

Outra medida recomendada pelo MS é que os organizadores busquem informações e orientações também junto às Secretarias de Saúde dos estados e municípios onde ocorrerão os eventos.

O Ministério da Saúde tem uma página em seu site voltada especificamente para o coronavírus: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus

 

Como o novo coronavírus é transmitido?

As investigações sobre as formas de transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo. Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção

É importante observar que a disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma continuada.

Alguns vírus são altamente contagiosos (como sarampo), enquanto outros são menos. Ainda não está claro com que facilidade o novo coronavírus se espalha de pessoa para pessoa.

Apesar disso, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

  • gotículas de saliva;
  • espirro;
  • tosse;
  • catarro;
  • contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
  • contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

 

Quais são os sintomas do novo coronavírus?

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o novo coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.

Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:

  • Febre;
  • Tosse;
  • Dificuldade para respirar.

 

Como prevenir o novo coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

1 thought on “ABEOC busca orientações junto ao Ministério da Saúde sobre coronavírus e mercado de eventos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *