Demanda por destinos brasileiros cresce 26% no primeiro trimestre

As 10 cidades mais procuradas por turistas no Brasil tiveram aumento na demanda durante o primeiro trimestre. A procura por pacotes aumentou 23% na comparação anual, e viajantes domésticos lideram o crescimento. Os dados são do Grupo Expedia, que também calculou que a demanda por viagens no Brasil em suas plataformas cresceu 26% no primeiro trimestre de 2019, em comparação com o mesmo período de 2018.

Os meses de maior movimento foram fevereiro, para viajantes internacionais, e janeiro, no mercado doméstico. Os destinos mais procurados no País e seus respectivos aumentos de demanda foram Rio de Janeiro (quase 15%), São Paulo (22%), Salvador (quase 22%), Fortaleza (quase 35%), Curitiba (quase 18%), Brasília (mais de 30%), Florianópolis (23%), Foz do Iguaçu (mais de 12%), Belo Horizonte (pouco acima de 20%) e Búzios (quase 20%).

O mercado doméstico continua gerando a maior demanda pelos destinos brasileiros, com quase 34% de crescimento no primeiro trimestre de 2019. No mercado internacional, os países com a maior procura pelo Brasil são, na ordem: EUA, Argentina, Chile, México, Reino Unido, França, Espanha, Irlanda e Alemanha.

Os meses de maior movimento foram fevereiro, para viajantes internacionais, e janeiro, no mercado doméstico.

Na divisão mensal por país, os argentinos tiveram a maior parte de suas viagens para o Brasil realizadas em janeiro, enquanto fevereiro foi o mês de preferência dos chilenos, e março foi o mês com maior demanda a partir de Reino Unido e Estados Unidos. A demanda por pacotes turísticos (hotel + voo) cresceu quase 23% no primeiro trimestre de 2019, com uma antecedência média de 46 dias e hospedagem média de 4 dias.

A categoria de hotel mais demandada foi a de 3 estrelas, com 63% do total, seguida pela categoria 4 estrelas, com 18%. Já a reserva apenas por hotéis cresceu quase 27%, com antecedência de 20 dias e hospedagem média de dois dias. Em ambos os casos, brasileiros, norte-americanos e argentinos foram as principais nacionalidades entre os viajantes. Nas buscas por aplicativo mobile, a procura pelo Brasil cresceu em todos os mercados – os EUA, que representam maior demanda neste canal, cresceram acima de 45% no primeiro trimestre de 2019.

 

 

Fonte: Mercado & Eventos