Mato Grosso ganha nova estadual ABEOC

Mato Grosso agora conta com a mais nova Estadual da ABEOC . Segundo o presidente Joel Santos Klimaschewsk, o estado tem grande potencial para o turismo e eventos, e movimenta vários setores. Acompanhe a entrevista:

ABEOC Brasil: De onde nasceu a ideia de aderir à ABEOC Brasil estabelecendo uma Estadual?

ABEOC-MT: A ABEOC-MT foi fundada em 09/05/2000 e em 2004 deixou de desenvolver suas atividades e assim, não tendo representatividade em nosso mercado.

Há alguns anos comecei a participar das atividades da ABEOC Brasil e nestas reuniões fomos incentivados a buscar a reorganização da nossa regional, o que não foi fácil devido ao tempo de inatividade e do baixo número de associadas à Nacional no Estado.

ABEOC BRASIL: Como é o mercado de eventos no MT?

ABEOC-MT: Um único evento movimenta vários setores econômicos. Neste ano de 2019 mais de 30 eventos de médio e grande portes serão realizados em Cuiabá. Em comparação com 2014, marcado pelo megaevento da Copa do Mundo, esse mercado se mantém aquecido. As dificuldades econômicas enfrentadas no país estimulam os eventos corporativos – focados em treinamentos e capacitação- e que são preponderantes no Estado. O atual momento econômico favorece os eventos de médio porte, mas mais regionalizados. E Mato Grosso promove muitos eventos técnico-científicos e do agronegócio.

Atualmente Cuiabá possui estrutura de hospedagem e alimentação para receber os visitantes de outras cidades, estados e países. Mato Grosso também tem potencial para garantir a permanência dessas pessoas que vêm para esses eventos corporativos por mais tempo, com a promoção dos produtos turísticos. O público participante dos eventos corporativos em Cuiabá prolonga a estadia para conhecer os pontos turísticos, especialmente o Pantanal e o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. O que acaba ocorrendo é que todo grande evento é atrelado ao destino turístico e Cuiabá por este estar próximo ao Pantanal e Chapada, ou seja, o turismo receptivo opera ligado ao setor de eventos.

ABEOC Brasil: Qual principal objetivo a ser traçado a partir de agora?

ABEOC-MT: Faremos nosso primeiro evento no mês de maio buscando novos filiados e apresentaremos um plano mínimo de ação para o mercado. Focados nas orientações passadas pela Nacional e buscando o fortalecimento do mercado de eventos em Mato Grosso. Para este evento estamos contando com a presença de nossa presidente da ABEOC Brasil, Fátima Facuri.

ABEOC Brasil: Acha que o mercado de eventos do MT pode crescer com o apoio da Associação?

ABEOC-MT: E muito. Tenho visto o que outras Estaduais têm desenvolvido e sei que atuamos politicamente em nossas regiões. A ABEOC Brasil tem muito a oferecer para o mercado de eventos de Mato Grosso. Com nossa unidade e alinhamento de ações, com certeza teremos uma ampliação na captação de eventos.

ABEOC Brasil: Quer fazer um convite às empresas do Estado para se filiarem?

ABEOC-MT: O mercado de eventos em Mato Grosso, através de seus empresários, precisa compreender o importante papel que a ABEOC Brasil desenvolve buscando nos fortalecer e, principalmente, nos representar junto a organismos nacionais. Este é o momento de juntos ampliarmos a visibilidade de nosso Estado, no mercado de eventos do Brasil. A filiação é um importante mecanismo para atingirmos este e outros objetivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *