Trade turístico terá dois novos produtos digitais até o final do ano

 
A presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Teté Bezerra, afirmou nesta terça-feira (4), em Brasília, durante a conferência Turismo Summit 2018 – Destinos Turísticos Inteligentes e Inovadores – que a cadeia produtiva do turismo terá à disposição, ainda este ano, dois novos produtos no meio digital para contribuir com a promoção dos destinos, informações de mercado e apoio à comercialização dos produtos turísticos brasileiros. São eles: o Visit Brasil Marketplace e o Visit Brasil Capacitação.
 
Segundo ela, os produtos fazem parte da estratégia de digitalização da atuação do instituto e da busca constante por inovação nesta atividade que, cada vez mais, é impactada pelos avanços tecnológicos e as mudanças no processo de comercialização do turismo, desde a pesquisa sobre os atrativos dos destinos, passando pela procura por passagens e meios de hospedagem, até a compra das viagens.
 
“O progresso tecnológico no turismo deve ser acompanhado também pelas instituições públicas que auxiliam o desenvolvimento e a gestão da atividade. Estamos atentos às melhores práticas mundiais e dispostos a modernizar o nosso modelo de atuação para melhor atender o mercado e atrair mais turistas internacionais para o Brasil,” afirma.
Os dois novos produtos se juntam ao Visit Brasil Connect, um canal de comunicação e relacionamento para a comunidade turística brasileira. Lançado em outubro de 2017, a rede é acessível no computador ou por aplicativo de celular e traz informações atuais de mercado e produtos de inteligência, como malha aérea, estudos de segmentos e perfis de mercado. A informação é gerada pela Embratur e pelo Trade e serve como base de conhecimento do setor, organizada por grupos.
 
O Visit Brasil Connect conta com a participação de toda a equipe da Embratur e mais de 150 representantes da cadeia produtiva do setor. Em agosto, ganhou mais uma funcionalidade de envio de e-mails para os cadastrados com as informações mais importantes da rede na semana.
 
VISIT BRASIL MARKETPLACE: Plataforma de geração de negócios entre o trade brasileiro e o internacional e que pode ser considerada a versão digital das feiras de turismo atuais. O produto disponibiliza um site para cada participante expor produtos e serviços, vitrines customizadas de acordo com as necessidades do comprador e uma ferramenta de contato que traduz automaticamente as mensagens em 4 idiomas: português, inglês, espanhol e mandarim.
 
VISIT BRASIL CAPACITAÇÃO – HOW TO TRAVEL TO BRASIL: Ambiente para formar profissionais do trade internacional com conhecimentos consistentes sobre o destino Brasil para que possam realizar as mais acertadas indicações de roteiros e destinos e, consequentemente, trazer mais turistas para o país. Com conteúdo direto, curto e flexível, a capacitação poderá ser feita integralmente à distância, por meio do computador ou do celular. Os cursos estão em desenvolvimento e serão lançados ainda este ano e são destinados a mercados estratégicos nos idiomas inglês, espanhol e mandarim.
 
EVENTO
 
A conferência #TurismoSummit2018 – Destinos Turísticos Inteligentes e Inovadores reúne, nos dias 4 e 5 de setembro, gestores públicos, coordenadores dos projetos de destinos turísticos inteligentes, lideranças do setor, empresários e estudantes para debater os impactos da transformação digital no turismo e como a parceria entre Ministério do Turismo, Sebrae e Embratur, organizadores do evento, pode auxiliar na adaptação do setor às transformações propostas pelos avanços tecnológicos.
 
O #TurismoSummit2018 é a primeira ação da mais recente parceria entre as três instituições. O Convênio de Cooperação Técnica, no valor de R$ 200 milhões, promoverá ações para aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas que atuam na atividade turística. Com duração de dois anos, o convênio prevê tem como objetivos centrais a inovação da oferta turística, qualificação de produtos e serviços e a promoção de destinos.
 
Fonte: Embratur