Ampliação do aeroporto de Florianópolis promove globalização do estado

[Embratur, 19/12/2017]
O estado de Santa Catarina deu importante passo rumo à internacionalização, o que significa trazer mais turistas estrangeiros. O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz anunciou que a empresa concessionária que assumirá o Aeroporto Hercílio Luz, a partir de janeiro, irá ampliar a pista em 500 metros o que possibilitará ao aeroporto receber mais voos internacionais. “A ampliação da pista amplia definitivamente a internacionalização de Santa Catarina que, além dos turistas argentinos, estará pronta para receber mais turistas americanos e europeus, conectando o estado com o mundo”, afirmou Lummertz.
Nesta terça-feira (19), o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Marcelo Cruz, garantiu que no dia 12 de janeiro de 2018 será oficializada a licença do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que autoriza a construção do traçado alternativo de acesso ao aeroporto da capital Florianópolis e possibilitará que a empresa Floripa Airport inicie as obras de construção do novo terminal.
O diretor executivo do Floripa Airport, Tobias Markert comemorou o anúncio e espera que a obra fique pronta sem atrasos. “Estou feliz com a decisão tomada hoje e agradeço o suporte da Embratur para chegarmos a este momento. Acredito que será um grande passo na direção certa para o início da construção do novo terminal”, disse.
Participaram da audiência no Ministério do Meio Ambiente o vice-governador de Santa Catarina Eduardo Pinho Moreira, o prefeito de Florianópolis Gean Loureiro, os senadores Dário Berger (PMDB-SC) e Dalírio Beber (PSDB-SC), o deputado federal Mauro Mariani (PMDB-SC) e o secretário de Estado do Turismo de Santa Catarina, Leonel Pavan, além do diretor do ICMBio, Marcelino de Oliveira que assumiu compromisso da liberação da autorização para a obra.
O senador Dário Berger afirmou que a construção da estrada e a ampliação do aeroporto trarão impactos positivos para o estado. “O tamanho da comitiva catarinense presente a esta reunião mostra a relevância da aprovação desta obra para a ampliação do aeroporto. Trata-se de uma obra vital para o futuro econômico e social de Santa Catarina”, defendeu.
Segundo o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro a obra beneficiará não apenas os turistas nacionais e internacionais que utilizam o equipamento, mas a população da capital. “A construção da estrada resolverá o problema de acesso ao aeroporto, um dos maiores entraves de mobilidade da cidade e beneficiará mais de 100 mil pessoas”, completou.
Com a anuência oficial do ICMBio, a previsão é que a licitação para a construção do trecho e 2,1 quilômetros seja feita no início de 2018. A concessionária do aeroporto espera inaugurar o novo terminal no início do segundo semestre de 2019.