Satisfação geral da Abav Expo/Braztoa fica acima de 70%
[Panrotas, 14/11/2017]
A fim de melhor conhecer e compreender a percepção do público, anualmente a Abav Expo e o Encontro Comercial Braztoa realizam uma pesquisa pós-feira com expositores e visitantes. De acordo com os resultados obtidos neste ano, a satisfação de ambas as partes ficou acima dos 70%. Ao todo, a feira contou com a participação de mais de 23 mil pessoas, entre visitantes e expositores.
Entre os expositores, 71% se disseram satisfeitos ou muito satisfeitos com o evento, enquanto entre os visitantes, o índice de aprovação chegou a 79,2%. Em relação à Vila do Saber, a média se manteve entre 60,3% e em 63,5%, respectivamente, na avaliação de expositores e visitantes.
“Mais uma vez, ficamos muito satisfeitos com a parceria entre a Abav e a Braztoa. O evento teve sucesso de público e proporcionou conhecimento, inovação e geração de negócios para os visitantes. Estamos no caminho certo para trazer ainda mais novidades em 2018”, antecipa a presidente da Braztoa, Magda Nassar
A pesquisa, utilizada também para identificar o perfil do público, revelou que a maioria dos expositores (53,66%) e visitantes (64,15%) são oriundos do estado de São Paulo e atuam majoritariamente nos segmentos de lazer e corporativo, como o quadro abaixo:
SEGMENTOS | EXPOSITOR | VISITANTE |
Lazer | 51,2% | 49,7% |
Corporativo | 46,3% | 33,2% |
Eventos | 20,9% | 26,5% |
Ecoturismo | 18,5% | 22,5% |
Outros | – | 17,7% |
Receptivo | 16,5% | 17,3% |
Cruzeiros | 15,1% | 16,5% |
Luxo | 15,1% | 12,6% |
Esportes | 9,2% | 10,3% |
Intercâmbio | 8,2% | 6,8% |
LGBT | 6,3% | 5,5% |
Religioso | – | 5,1% |
PRODUTOS E SERVIÇOS
As maiores ofertas em produtos e serviços dos expositores se concentraram em meios de hospedagem (30,24%) e operadoras (25,37%), seguidas por destinos nacionais (20%) e internacionais (16,59%). Nesse quesito, a feira foi satisfatória para 47,51% dos visitantes que apontaram justamente os meios de hospedagem como segmento alvo.
Na ordem de preferência também foram alvo da visita os destinos nacionais (45,10%), destinos internacionais (40,28%), operadoras (37,42%), aéreo (32,61%) e entretenimento (30,20%), na surpreendente sexta posição.
As respostas de expositores e visitantes coincidiram quando questionados sobre o foco de negócios, com o mercado brasileiro apontado em primeiro lugar. Depois do Sul, Sudeste e Nordeste brasileiros, o interesse de compra do visitante está na Europa, e na América Latina e nos Estados Unidos — mercados empatados na quinta posição. Já o foco do expositor se divide entre o comprador nacional do Sudeste (65,37%), Sul (56,10%), Nordeste (54,63%), Centro-Oeste (46,34%) e o latino-americano (45,37%).