Embratur se prepara para novo momento do turismo brasileiro
[Embratur, 12/11/2017]
Em palestra para estudantes brasileiros e interessados em nosso país na conceituada instituição Kings College, em Londres (capital do Reino Unido), o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo ), Vinicius Lummertz, afirmou que as reformas estruturais propostas pelo governo, aliadas às mudanças no setor do turismo já anunciadas vão resultar num novo patamar que permitirá ao Brasil alcançar as metas propostas pelo programa “Mais Turismo”.
De acordo com o ministro do Turismo, Marx Beltrão, com a aprovação pelo Congresso de propostas como a nova Lei Geral do Turismo, a que propõe abertura do capital das empresas aéreas para estrangeiros (até 100%, quando hoje há limitação a 20%), bem como a transformação da Embratur de autarquia em serviço social autônomo, será possível sair da barreira dos 7 milhões e, em 2022, chegar aos 12 milhões de turistas internacionais visitando o Brasil. A receita vinda dos turistas estrangeiros poderá saltar de US$ 6 bilhões, em 2016, para US$ 19 bilhões, em 2022, além da criação de 6 milhões de novos empregos.
“A reforma trabalhista já foi aprovada, depois serão a da previdência e a política. Além dessas reformas macroeconômicas, temos as microeconômicas que, combinadas, vão gerar um novo ambiente que fará com que possamos ter um momento de grande alavancagem no setor. Em especial a transformação da Embratur em agência. Como autarquia, estamos engessados, mas como agência, podemos ter mais flexibilidade nas questões que envolvem, por exemplo, contratações de pessoal no exterior. Em um mercado competitivo como o turismo hoje, é preciso um modelo no qual não estejamos dependentes de uma única fonte de recursos (no caso, o orçamento da União) para fazer a promoção e atrair mais visitantes”, resumiu Lummertz aos estudantes.
O deputado Paulo Azi, presidente da comissão de Turismo da Câmara e relator dos projetos que interessam ao setor, disse durante a semana em Londres que a votação ocorrerá ainda este ano.
A palestra do presidente encerrou a semana que marcou a presença da Embratur na WTM, considerada a maior feira de turismo do mundo. O estande do instituto contou com a presença de 33 empresas e 11 destinos. Pelas projeções dos participantes e técnicos da Embratur, deverão ser gerados negócios na ordem de U$ 9,8 milhões, aproximadamente 15% a mais do que o volume da edição de 2016. O retorno do investimento (ROI) foi de 18,5 vezes no ano passado e a expectativa é que seja ainda maior em 2017.
Para Lummertz, foi importante a presença maciça dos estados, municípios e das empresas privadas que foram à Londres para fazer negócios e atrair mais turistas para o país. “O investimento feito aqui terá retorno em três meses, pois os turistas viajarão para o Brasil. Quem veio à WTM pôde perceber o nível de profissionalização que o turismo mundial atingiu. Devemos seguir esse caminho para a geração de empregos e renda pelo turismo, já que nenhum país tem o potencial tão alto para o setor como o Brasil”, definiu.
Com mais de 5 mil expositores e expectativa de atingir 50 mil visitantes, a WTM chegou ao final já com data marcada para 2018. O evento acontecerá no ExCel, em Londres, entre os dias 5, 6 e 7 de novembro. Em 2016, uma pesquisa feita com expositores da feira revelou que a WTM London 2016 gerou negócios que, em conjunto, chegaram a cerca de US$ 3,5 bilhões.
Na Kings College, o presidente da Embratur e o grupo que estuda problemas e debate os caminhos para o Brasil, participaram do encerramento de uma semana cultural dedicada ao país. Houve a apresentação do coral “Nossa Voz”, que tem integrantes brasileiros e estrangeiros, liderados pelo maestro Gui Tavares, e de um grupo de chorinho.
REALIDADE VIRTUAL
O presidente Lummertz e técnicos da Embratur estiveram ainda na cidade de Manchester, para conhecer mais detalhadamente os projetos de uma das empresas mais relevantes no mundo no setor de realidade virtual. A Eon Reality oferece experiências virtuais que podem ser utilizadas para o mercado de viagens e turismo.
“Não á dúvidas de que o futuro em nosso setor está na aplicação da alta tecnologia. Seja na necessidade do viajante conhecer antecipadamente detalhes do destino, ou na preparação dos vendedores dos pacotes e roteiros. Também acreditamos em um potencial de valor agregado aos destinos como parques temáticos”, comentou Lummertz.
Depois da semana no Reino Unido, o presidente e equipe técnica da Embratur seguem roteiro pela Europa. A partir de terça-feira, na França, o presidente concederá entrevistas para mídia francesa e serão desenvolvidas ações de promoção sobre os destinos do norte e nordeste brasileiro e serviços da Air France / KLM em um workshop na Embaixada do Brasil em Paris.