Veja o que o brasileiro mais valoriza em suas viagens a negócios
[Panrotas, 18/10/2017]
Engana-se quem pensa que o viajante corporativo brasileiro está apenas preocupado com questões como a pontualidade de seu voo ou o quanto irá pagar pela bagagem despachada. Suas prioridades vão muito além, de acordo com recente estudo divulgado pela Booking.com.
Realizada com profissionais de 24 países, a pesquisa revelou que, para os brasileiros, uma cama confortável (61%), um sinal de wi-fi forte (61%) e um café da manhã farto (52%) encabeçam o topo da lista do que as acomodações de negócios precisam oferecer. A escolha da hospedagem também é muito orientada pela localização, com acesso prático às reuniões (50%).
O estudo também mostra que para 74% dos brasileiros as viagens a trabalho são uma oportunidade de experimentar novas culturas, e, assim, crescer profissionalmente. O número é superior à média global, que ficou em 60%, e apenas os mexicanos empataram com os brasileiros no grau de importância que dão às viagens corporativas.
56% dos brasileiros também concordam que são mais bem-sucedidos em reuniões de trabalho quando acrescentam atividades de lazer a viagens de negócios (o famoso bleisure). Enquanto os resultados globais mostram que os profissionais de todo o mundo encaram as viagens a trabalho como oportunidade para buscar inspiração para alguma área específica e possibilidade de aprendizagem, o brasileiro vê a viagem de negócios como oportunidade para crescimento na carreira (43%).
Ao serem questionados sobre o que mais esperam conseguir das viagens corporativas, quase metade (47%) dos profissionais brasileiros cita o crescimento dos negócios da empresa. Mas, ao avaliar as profissões individualmente, revela-se uma série de ambições diferentes:
Enquanto profissionais dos setores de vendas e varejo (46%) no Brasil utilizam as viagens a trabalho para compreender uma nova cultura e seu impacto nos negócios, 5% dos funcionários do setor financeiro e consultoria veem as viagens profissionais como uma maneira de fazer crescer o negócio de suas empresas e também de fortalecer as relações profissionais (35% versus a 25% da média das outras profissões);
Para os profissionais de tecnologia e computação no País, as viagens são uma maneira de buscar inspiração e aplicá-la no trabalho (37% contra 32% na média das outras profissões);
Em todas as profissões, as viagens também têm um impacto mais amplo no sucesso comercial. Mais da metade dos profissionais brasileiros (56%) afirma que poder tirar algumas horas de folga para aproveitar o destino durante uma viagem de negócios melhora o seu desempenho em reuniões de negócios.
Apesar dos benefícios da tecnologia moderna e das comunicações em tempo real, ainda é importante para as empresas realizarem reuniões pessoalmente. No Brasil, 61% dos profissionais concordam que viajar para atender clientes ou colegas pessoalmente é essencial para o sucesso comercial, aumentando a importância para quem trabalha com manufatura e logística (74%), viagens e hotelaria (69%) e, surpreendentemente, para profissionais de tecnologia e computação (69%).
Escolher a acomodação certa também desempenha um papel crítico na maximização do potencial de uma viagem de negócios: 65% dos profissionais brasileiros concordam que as opções de viagem e acomodação que atendam especificamente os viajantes de negócios não são mais opcionais, mas sim essenciais.
Quando se trata dos tipos de hospedagem de negócios mais reservados para várias profissões:
– Profissionais da área de tecnologia e computação (28%) e funcionários públicos (25%) são mais propensos a escolher hotéis “hi-tech”, cheios de tecnologia e gadgets;
– Já os profissionais da área de finanças e consultoria preferem acomodações com um bom café da manhã (48%) e com boa localização para compras (18%). Estes mesmos profissionais buscam hotéis o que tenham pacotes de TVs e filmes pay per view como item indispensável;
– Profissionais das áreas de artes, cultura, esportes e mídia (74%) são os que mais priorizam o conforto de uma boa cama.
“Vivenciar diferentes culturas e destinos e ganhar novas perspectivas por meio da viagem está se tornando cada vez mais importante para o sucesso profissional, particularmente no mundo dos negócios hiperconectados e globalizados de hoje. Independentemente da profissão, os viajantes de negócios estão mais atentos e interessados no valor oferecido, tanto para suas empresas quanto para eles. Onde eles escolhem ficar é crucial para a percepção desse valor, com os viajantes de negócios de hoje procurando hospedagens que se alinham às suas necessidades específicas e prioritárias em relação à localização, flexibilidade e certas comodidades”, afirma o diretor sênior de Desenvolvimento de Produto na Booking.com para Empresas, Ripsy Bandourian.
O levantamento foi realizado com mais de 17 mil profissionais ao redor do mundo.