Capital da Bahia perde mais de R$ 1,2 bilhão sem Centro de Convenções, diz Salvador Destination
[Hôtelier News, 13/10/2017]
Desde 2015, quando o Centro de Convenções da Bahia fechou as portas, Salvador perdeu mais de 250 mil visitantes, o que significou um prejuízo de R$ 720 milhões. Sem perspectiva de ter um espaço em pleno funcionamento até 2019, estima-se que a perda econômica supere a cifra de R$ 1,2 bilhão. Os índices consideram a realização, no período, de apenas dois eventos por mês no Centro de Convenções, com cerca de 3,5 mil participantes cada, meta que já foi alcançada em outros tempos, observou o presidente da Salvador Destination, Paulo Gaudenzi, no evento em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, realizado na noite desta quarta-feira (11), no Hotel Sheraton da Bahia.
Para uma plateia formada por empresários do turismo e autoridades, Gaudenzi destacou o esforço da Salvador Destination e de seus 51 parceiros para tentar reverter a crise no segmento de eventos, filão do turismo mundial. Com três anos de atuação, a entidade confirmou a realização de 68 eventos na cidade, o que representou a vinda de mais de 44 mil visitantes e um incremento na economia superior a R$ 128 milhões, números que tem ajudado a elevar a taxa de ocupação da rede hoteleira, com o incremento de 132 mil pernoites.
Presente na comemoração, o prefeito ACM Neto disse que a prefeitura não vai ficar mais assistindo essa novela do Centro de Convenções sem agir. “Estamos preparados para enfrentar este problema. Não vamos permitir que daqui a um ano este seja mais um problema para Salvador”, disse o executivo, sem entregar detalhes do que vem sendo planejado pela prefeitura. “É mais um ano para celebrar a parceria com a Salvador Destination, uma parceria que confio muito pelos resultados que traz à cidade”, destacou Neto, adiantando também a campanha de promoção da cidade que a prefeitura está preparando para divulgação no Brasil e no Exterior.