Órgão quer tornar parques do Rio em atrações turísticas

[Mercado e Eventos, 27/09/2017]
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em parceria com a Setur-RJ, pretende tornar os parques estaduais do Rio de Janeiro em mais uma opção de turismo para os visitantes de diversas regiões do estado, com o objetivo de preservar a fauna e flora do local a partir da divulgação e da visitação aos locais. Para coroar a ação, o órgão lançou oficialmente o site oficial (www.inea.rj.gov.br/visiteparquesestaduais), que traz informações de todos os parques estaduais do Rio.
O objetivo da parceria com a Setur-RJ, além de divulgar os parques e a iniciativa, é de também realizar uma ação de cooperação afim de melhor compreender também os municípios dos parques dos parques estaduais, que poderão então aproveitar para o maior fluxo turístico e realivar diversos setores da economia local.
De acordo com a gerente de visitação, negócios e sustentabilidade do Inea, Manuela Tombellini, a ação não é focada nos números absolutos do número de visitantes, e sim tornar os parques mais uma alternativa turística. “O crescimento precisa ocorrer de forma ordenada e não necessariamente em números absolutos de visitantes, afim de continuar preservando devidamente a área dos parques. Apesar de que, em alguns parques menores do Rio, as visitas podem até triplicar”, afirmou.
“Sabemos que essa divulgação e o eventual crescimento dos parques estaduais ajuda também a inibir a ação de caçadores de animais silvestres, além de fazer com que a população local dos municípios se conscientizem para preservarem uma das fontes de renda da cidade, que será impulsionada pela alta do turismo”, complementou o diretor de Marketing da Setur-RJ, Luiz Henrique Garcia.