Ministros destacam nova agenda do Turismo brasileiro

[Panrotas, 27/09/2017]
Ministros do Turismo e da Cultura, Marx Beltrão e Sérgio de Sá Leitão reforçaram o coro por medidas que facilitem os investimentos no Turismo e a redução da burcroacia para o avanço do setor, na cerimônia de abertura da 45ª Abav Expo e 48º Encontro Comercial Braztoa. Ambos há menos de um ano em seus postos, tiveram discursos bastante elogiados e que tocaram nos principais temas discutidos no âmbito da colaboração entre poderes público e privado.
Marx Beltrão ressaltou que, neste pouco tempo de cargo, “colocou o Turismo na pauta econômica brasileira, como nunca havia sido feito”. Ele defendeu as principais bandeiras contempladas em pautas legislativas que atendem a demandas do setor, como a transformação da Embratur em uma agência autônoma, a Lei Geral do Turismo e a ampliação do capital estrangeiro nas companhias aéreas. “Tivemos reuniões as lideranças parlamentares e o próprio presidente da Câmara. Ele entendeu e quem sabe em até duas semanas teremos alguns desses temas votados”, disse Beltrão, citando também o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (Frentur), deputado federal Herculano Passos, e o presidente da Comissão de Turismo, Paulo Azi, ta,bém presentes na abertura do evento.
Em seu discurso proativo, ele também destacou a necessidade de arriscar e juntar esforços para tomar as medidas necessárias em benefício do Turismo. “Costumo dizer que burocracia é desculpa para para gestor preguiçoso. Precisamos tirá-la do caminho para que os empresarios possam gerar renda.”
O ministro ressaltou também a liberação do visto eletrônico para Estados Unidos, Japão, Austrália e Canadá, cujo calendário de implementação começa na semana que vem. “Mesmo com os chineses, ainda não consguimos essa iniciativa, mas aumentamos para cinco anos o período do visto para os brasileiros, além de aumentar para 12 o número de centros de solicitação de visto”.
RIO DE JANEIRO A JANEIRO
Há apenas três meses no Ministério da Cultura, Sérgio de Sá Leitão discursou na abertura do evento para falar, principalmente, do programa Rio de Janeiro a Janeiro lançado no último final de semana. Segundo ele, trata-se de oportunidade importantíssima para unir duas áreas que, juntas, representam um dos maiores campos econômicos brasileiros: Turismo e economia criativa.
Emerson SouzaSérgio de Sá Leitão ressaltou a importância de unir Turismo e economia criativa em prol do País e do Rio de Janeiro
Sérgio de Sá Leitão ressaltou a importância de unir Turismo e economia criativa em prol do País e do Rio de Janeiro
“São duas das principais vocações econômicas e sociais do Rio e do Brasil. No Rio, o PIB do turismo é 4% e da economia criativa 3,9%, duas as cinco maiores atividades econômicas”, lembrou. Ele explicou para o público que, com a ajuda de leis de incentivo, serão cerca de R$ 150 milhões investidos em cerca de 100 eventos no calendário criado e gerando cerca de 170 mil empregos. “Por isso é importantissimo promover esses eventos com pacotes e iniciativas, lembrando que teremos eventos de gastronomia, moda, corporativo, LGBT e outros”.
Leitão, na mesma linha de seu colega Marx Beltrão, defendeu menor carga de burocracia e atividade estatal no Turismo brasileiro. “O Brasil rpecisa de um choque de liberalismo e liberdade ara empreender”, destacou.
SELO COMEMORATIVO
Também na abertura da 45ª Abav Expo e 48º Encontro Comercial Braztoa, Correios e MTur lançaram selos comemorativos das regiões brasileiras, em uma medida de apoio ao Turismo nacional. Monte Roraima, Maragogi (AL), Chapada dos Veadeiros, Armação de Búzios (RJ) e Foz do Iguaçu (PR) foram contemplados. A série relata as belezas naturais do Brasil, e os selos circulam a partir de hoje.
O valor é de R$ 2 e foram impressas 500 mil cópias. O presidente dos Correios, Guilherme Campos Junior, fez a obliteração dos selos com as autoridades presentes na cerimônia de abertura, a exemplo de Edmar Bull, Magda Nassar, Marx Beltrão, Marco Ferraz, Alexandre Sampaio e Felipe Carreras, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *