Campo Grande (MS) apresenta Plano Diretor de Turismo 2017/2027
[Mercado e Eventos, 19/09/2017]
A prefeitura de Campo Grande (MS), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MS) e Conselho Municipal de Turismo (Comtur), lançou no início deste mês o Plano Municipal de Turismo.O objetivo é fazer com que Campo Grande seja reconhecida como um destino turístico de referência para eventos e negócios, capaz de oferecer experiências marcantes ao visitante, evidenciando o bem receber, a cultura e a natureza.
“Nossa cidade completou 118 anos e tem quase 40 anos como Capital e até então não tínhamos um Plano de Turismo. Campo Grande é acolhedora, recebe pessoas de todos os lugares, é uma cidade que tem todos os temperos e todos os sabores. O lançamento deste plano é um marco do turismo na cidade”, discursou o prefeito Marquinhos Trad.
Segundo a Sectur MS, o segmento eventos e negócios é a vocação turística da Capital.“Construímos este plano não para que ele fique dentro de gavetas, mas que ele seja, de fato, colocado em prática. Vivemos em um período de crise e precisamos de ações eficientes para serem realizadas, olhar para nossa cidade e buscar o que pode ser feito sem perder nossa visão de futuro”, destacou a secretária municipal de Cultura e Turismo, Nilde Brun.
A metodologia foi a mesma na construção de planos de turismo de Melbourn, cidade conhecida como capital cultural da Austrália.A cada ano, até 2027, o plano passará por atualizações.“Estamos otimistas com essa parceria público-privada, que foi construída em volta do Turismo. Enxergamos o futuro do setor com mais conforto, pois a tendência é que haja mais assertividade nas ações diante das ações propostas em um Plano Municipal de Turismo”, resumiu o presidente do Comtur e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-MS), Marcelo Mesquita.
A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), a Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV-MS) , o Sebrae-MS e Campo Grande Destination (antigo Convention & Visitors Bureau) assinaram um protocolo de intenções que prevê uma série de contribuições para desenvolver o turismo em Campo Grande. As ações de cada uma das entidades, inclusive, estão alinhadas com o Plano Municipal de Turismo, mas devem ser colocadas dentro de 90 dias, ou seja, até o final deste ano.
A Fundtur, por exemplo, contribuirá com 28 ações. Entre elas está prevista a construção de política para captar eventos, gerar conteúdo com linguagem comercial, aplicar o Inventário Turístico no município e mantê-lo atualizado anualmente, gerar estratégia de comunicação direta com o campo-grandense sobre as peculiaridades e potencialidades mapeadas.