Rio CVB assume a gestão do site RioCeptur; veja o que muda
[Mercado e Eventos, 23/08/2017]
O RioCeptur – Centro de Pesquisas e Estudos Aplicados ao Turismo da Cidade do Rio de Janeiro, site que concentra dados estatísticos do turismo carioca, passou a ser administrado pelo Rio Convention & Visitors Bureau. Atuando como um verdadeiro observatório do turismo, o RioCeptur também vai permitir aos usuários a análise estratégica e mercadológica de negócios Business-to-business (B2B), mostrando cenários atualizados do mercado, a fim de direcionar o investidor a se posicionar de forma vantajosa dentro de um ambiente competitivo.
“O Rio de Janeiro é um dos principais destinos turísticos da América do Sul e a principal porta de entrada do turismo internacional do Brasil. O monitoramento e a transparência dos indicadores dessa indústria são essenciais para o conhecimento público e o planejamento de todos os setores e empreendedores que atuam na cadeia produtiva da cidade”, explica a presidente-executiva do Rio CVB, Sonia Chami.
O RioCeptur tem como objetivo o acompanhamento online e mensal da performance da atividade turística da capital fluminense, suprindo uma carência do setor, apresentando um acervo fundamental com informações atualizadas, pesquisas e dados estatísticos dos principais players do segmento turístico carioca.
“É muito positivo ver que a indústria do Turismo está produzindo pesquisas, indicadores e análises que colaboram no planejamento das ações futuras do nosso setor. Todo empresário precisa de informações bem embasadas para tomar decisões estratégicas e investir seus recursos de forma eficiente. É importante ressaltar que os fatos negativos não agregam valor e demandam análises criteriosas antes de se tornarem públicos”, afirma o presidente da ABIH-RJ e do SindHotéis-RJ, Alfredo Lopes.
Para Guilherme Paulus, fundador e presidente do Conselho de Administração da CVC Viagens e presidente do Grupo GJP Hotels & Resorts, o monitoramento da oscilação do mercado hoteleiro é a base principal para o planejamento de ações assertivas no que diz respeito a novos investimentos do setor.
“A criação do RioCeptur é um exemplo a outros importantes mercados turísticos e capitais de destaque como o Rio de Janeiro. Com a ampliação da oferta hoteleira a partir dos Jogos Olímpicos, tornou-se primordial alguns estudos aprofundados neste segmento, para que possamos criar novos produtos e atratividade máxima ao destino, transformando a cidade em modelo de turismo receptivo de lazer e num importante polo de negócios e eventos corporativos”, completa.