Marketing de Incentivos pode dobrar de tamanho no Brasil, dizem especialistas
[Revista Eventos, 18/08/2017]
A AMPRO – Associação de Marketing Promocional, por meio do seu Comitê de Marketing de Incentivos, emitiu um comunicado comemorando o reconhecimento da premiação de incentivo na nova CLT em 11 de julho, que passa a valer a partir de 11 de novembro de 2017. Com o entendimento oficial de que prêmio não é salário, o mercado, que apresentava movimentação estimada no país de R$ 8,5 bilhões em 2015, poderá dobrar imediatamente de tamanho, segundo último estudo da FIA-USP.
Desde 2006, o Comitê tem como objetivo conseguir o aperfeiçoamento das leis que regem a atividade e o estabelecimento de um marco legal específico para esta matéria. “Comemoramos nossa mais importante vitória. As empresas poderão premiar seus colaboradores sem incidência de reflexos trabalhistas, da contribuição previdenciária e do FGTS”, diz o diretor do Comitê de Marketing de Incentivos da AMPRO, Luiz Alberto Salles.
De acordo com o último levantamento da AMPRO, as ações de Marketing de Incentivos já correspondem a mais da metade (56%) do investimento das empresas em Live Marketing, perdendo apenas para as ações promocionais e os eventos corporativos, como feiras e congressos. O estudo diz ainda que 93% das empresas pesquisadas pretendem manter ou aumentar seus investimentos em ações de Live Marketing até 2019.
“O abrangente conjunto de ferramentas e conceitos do Marketing de Incentivo é um dos principais alavancadores de crescimento econômico. Agora, com a modernização legislativa e o surgimento do marco legal, ajudará ainda mais a rápida transformação da nossa economia e o incremento de nossa competitividade internacional”, complementa Salles.
De acordo com os especialistas, prêmios em bens e serviços tem maior recall junto ao premiado, pois este se recorda de quem o reconheceu toda vez que vê o prêmio ou relembra a experiência. A viagem de incentivo fica gravada por mais de oito anos na memória de quem a recebeu. “Mesmo lutando passo a passo contra conceitos arcaicos, o Brasil acumula uma longa e respeitada tradição no marketing de incentivos e é reconhecido pela excelência do trabalho de suas agências”, afirma o presidente da AMPRO, Wilson Ferreira Jr.
“A aprovação do marco legal específico permite que o modelo brasileiro de Marketing de Incentivo multiplique seu desenvolvimento e benefícios, dentro do conjunto de matérias e caminhos do Live Marketing em nossa economia. Em nossa matéria prima trabalhamos com os sonhos das pessoas e objetivos das empresas para alcançar os resultados mais importantes das organizações. Fazemos isto face a face. O Live Marketing é a experiência quente, memorável. O marketing da ‘vida como ela é’”, finaliza o presidente da AMPRO.
A Associação de Marketing Promocional é a única que desenvolve nacionalmente a teoria e a prática do setor de Live Marketing de forma ampla. Com sede em São Paulo, completa 24 anos em 2017 e possui cerca de 400 empresas associadas, com representação em várias regiões (sul, sudeste, centro-oeste e norte/nordeste). www.ampro.com.br