[G1, 05/07/2017]
Com a crise econômica e o aumento do desemprego a tendência é economizar. Mas, isso não significa abrir mão de momentos de lazer e diversão. Basta olhar o mercado para perceber que o setor de festas e eventos vem crescendo no país nos últimos anos, gerando novas oportunidades de negócios para os segmentos inseridos neste mercado. Um exemplo são os novos centros de eventos que estão abrindo as portas em Santa Catarina, locais cada vez mais especializados e preparados para atender diversas ocasiões.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular e a Associação Brasileira de Eventos Sociais (Abrafesta) revelou que o mercado de festas e cerimônias está em expansão nos últimos anos, atingindo R$ 16,8 bilhões em 2014. O mesmo estudo mostrou que os gastos com festas e cerimônias de casamento apresentam um crescimento anual médio de 10,4%. Entre 2013 e 2016, o crescimento foi de 25% em todo o Brasil.
Animados com esse cenário e atentos às necessidades do mercado, empresários catarinenses investem na construção de novos centros de eventos para oferecer novas tendências e espaços especializados. É o caso da Arena Petry, localizada em São José, na Grande Florianópolis, e do AM Master Hall, em Criciúma, Sul do estado.
Foco em formaturas
O AM Master Hall é um empreendimento da família Pereira, proprietária da AM Formaturas, empresa que domina o mercado de formaturas no Sul catarinense e Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
“Nós fazemos cerca de 98% das formaturas da região e sentimos necessidade de um espaço adequado para a realização desses eventos. Por isso, decidimos construir o nosso próprio centro de eventos”, conta Antônio Pereira, proprietário.
O empreendedor iniciou a vida profissional como marceneiro e destacou a importância do trabalho. “Nos momentos de crise, como o que estamos vivendo, que temos a oportunidade de trabalhar e mostrar como somos fortes. É isso que estamos fazendo hoje”, finalizou o empresário.
“O nosso espaço é muito versátil, além disso oferecemos todo o serviço de buffet e decoração, entregamos o evento completo. Nossa agenda está lotada até o final de setembro”, comemora o empresário.
Somente a região Sul recebe quase 90 mil eventos por ano, o equivalente a 15% do mercado nacional.
Expansão
A família Petry também está atenta à expansão do mercado de eventos no estado. A mãe, Sandra Maria Petry, e os quatro irmãos da família Petry – Mariane, Patrícia, Roberto e Sandro – estão ampliando os negócios com a construção da Arena Petry.
Shows, eventos corporativos e sociais serão realizados no novo espaço que terá 23 mil m² de área construída e capacidade para receber até 17,5 mil pessoas. A arena será inaugurada em 2018. “A Arena Petry pretende se diferenciar como um espaço multiuso que oferece grande qualidade no atendimento e nos serviços além de tecnologia e infraestrutura para eventos dos mais variados portes”, afirma Sandro Petry.
Saltos desse tipo não são novidade na história dos Petry. A atuação da família na área de eventos já soma duas décadas e começou quando o patriarca abandonou a vida de caminhoneiro e criou o Complexo Esportivo Petry.
O espaço, com campos de futebol para locação e área para churrasqueiras, fez sucesso e serviu de impulso para a entrada da família no setor de eventos. “Santa Catarina tem enorme potencial e o surgimento de novas estruturas vai fortalecer a região como destino para os eventos nacionais e internacionais”, revela o empresário.
Ele destaca como um dos diferenciais da megaestrutura, que terá quatro pavimentos, a flexibilidade para atender até 10 eventos simultâneos. “A estrutura modulada vai contar com uma tecnologia alemã nas paredes que vão separar os ambientes. Essa tecnologia impede a passagem de som, possibilitando que dois eventos diferentes ocorram de forma simultânea em espaços contíguos”.
Os empresários querem recolocar o estado no ranking dos principais destinos de eventos. “Santa Catarina já foi o terceiro estado do Brasil em captação e realização de eventos. Hoje somos o quinto estado. Perdemos o terceiro lugar por falta de estrutura. Com a Arena, Santa Catarina poderá voltar a ocupar lugar de destaque no setor de eventos”, conclui.
Notícias Relacionadas
[Revista Eventos, 13/12/201]
A 18ª edição da premiação reconheceu os 3 melhores Destinos para Eventos Nacionais, 30 melhores Empreendimentos do Brasil,... Saiba mais
A Feira Internacional de Turismo de Gramado 2019 (Festuris) já contabiliza um crescimento médio de 4% a 5% na área... Saiba mais
[Por BRASILTURIS JORNAL , 10/06/2015]
O Festival de Turismo das Cataratas, que inicia no dia 17 deste mês, receberá o selo “Objetivos de... Saiba mais
[Por Revista Hotéis, 05/09/2012]
A ABIH/RJ – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro, apresentou hoje (5/09) a... Saiba mais
[Por Mercado e Eventos, 13/03/2014]
A secretaria do Turismo (Setur/RS) apresentou, no final da tarde desta quarta-feira, dia 12, ao trade, autoridades,... Saiba mais
[Por Mercado e Eventos, 15/01/2013]
Embora ainda não tenha fechado a estratégia da agenda comercial para esse ano, o que só... Saiba mais
[Por Jornal Dia a Dia, 03/12/2013]
O ministro do Turismo, Gastão Vieira, e o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias,... Saiba mais
[Por Mercado e Eventos, 07/10/2011]
Preocupados com a grande demanda turística que o Sergipe vem recebendo nos últimos anos, a Setur-SE... Saiba mais
[Por BrasilNetwork, 02/12/2011]
As ações de promoção do Brasil na América do Sul realizadas pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), com... Saiba mais
[Por Panrotas, 11/11/2011]
A Fundação New 7 Wonders divulgou há pouco as sete novas maravilhas naturais. No começo de 2012, o... Saiba mais