Maior festival de dança do mundo começa na próxima semana em Joinville

Da Coluna de Luiz Veríssimo (Notícias do Dia, 10/07/2017)
O maior festival de dança do mundo em número de participantes, segundo o Guiness Book (livro de recordes), começa na próxima semana em Joinville. Nesta sua 35ª apresentação, o Festival de Dança vai reunir 7.800 bailarinos, professores, estudantes de dança e artistas convidados. Os 408 grupos de 18 estados e dois países (Paraguai e Argentina) irão oferecer 240 horas de espetáculo, sendo 200 delas gratuitas.
Idealizado há 35 anos, o Festival de Dança de Joinville passou de um pequeno evento regional, patrocinado pela Prefeitura de Joinville, para se transformar no maior do mundo sem nenhum recurso do município. Os maiores patrocinadores públicos são o Ministério da Cultura e o governo estadual, mas a grande maioria dos recursos é da iniciativa privada, como o Banco Itaú e a Localiza.
É a maior atração do “turismo de eventos” de Joinville. A rede hoteleira é insuficiente para abrigar os participantes e turistas. Grupos de fora ficam alojados em escolas e turistas recorrem a hotéis de cidades vizinhas. Paralelamente ao evento, o Instituto Festival de Dança apresenta uma feira de produtos voltados à dança e cursos para bailarinos.
O destaque da estréia será “Cão sem Plumas”, que a Cia. Deborah Colker apresentará na Noite de Abertura (19). Outro espetáculo que promete chamar a atenção do público é o “Gala 35 Anos Festival de Dança de Joinville” na “Noite de Gala” (24), quando homenageará seus 35 anos também os artistas que fizeram de sua história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *