Levantamento revela que 44% dos brasileiros buscam inspiração nas redes sociais para planejar viagens
[Hôtelier News, 10/07/2017]
A força da internet e, em específico, das redes sociais sobre o comportamento social é um tema que, de tão falado, já virou repetitivo. Mas uma recente pesquisa mostra uma outra fase dessa influência. De acordo com um estudo realizado pela momondo – buscador de passagens aéreas e reservas de hotéis -, 44% dos viajantes nacionais consideram essas plataformas uma fonte de inspiração determinante para planejarem suas viagens.
Esse comportamento é mais comum entre os jovens na faixa etária de 23 até 35 anos – 50% dos pesquisados.
Depois do Brasil, os países que mais utilizam as redes sociais com esse fim são China (37%), Romênia e Rússia, empatadas na terceira posição com 35%. Já os que menos usam esses canais para se inspirar são os franceses (12%).
O engajamento dos brasileiros, no entanto, não serve apenas como inspiração e permanece durante a viagem. O levantamento revela que 60% deles costuma postar fotos das férias, enquanto 33% escrevem textos para contar as novidades e 25% publicam vídeos. Apenas 17% não compartilham conteúdos no período da viagem.
Mas embora os viajantes nacionais sejam muito ativos nas redes durante as férias, algumas nacionalidades saem na frente em alguns aspectos. Os turcos são os que mais postam fotos (64%), os chineses sao os que mais publicam textos sobre a viagem (45%) e também os que mais compartilham vídeos (35%). Considerando a média global, o que as pessoas mais gostam de dividir com a listas de amigos e seguidores são as fotos (38%).
Já os países que menos interagem nas redes sociais são Áustria e Alemanha. Nos dois casos, 51% da população não fazem nenhum tipo de postagem enquanto viajam. Ao analisar todos os países, o índice de pessoas que não utiliza redes sociais durantes as férias chega a 36%.