ABEOC ES presta homenagem aos profissionais do setor de eventos

Foi realizada nesta quarta-feira (24/05) uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales), alusiva aos 40 anos fundação da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC Brasil) e ao Dia do Profissional de Eventos.

profissional de eventos
Na ocasião foram prestadas homenagens aos profissionais do setor de eventos do Estado. Esta foi uma iniciativa da ABEOC ES, em conjunto com o Sindicato de Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos, e Eventos do Estado do Espírito Santo (Sindiprom ES) e o ES Convention Bureau.
O presidente da ABEOC ES, Cláudio Cardoso, disse que “este é um grande momento do nosso setor. São nessas ocasiões que devemos reforçar junto a grande mídia e as autoridades, a importância do nosso segmento para a economia dos municípios, estados e do nosso país.”
Cardoso afirma que essa área da economia impacta mais de 50 setores da cadeia de serviços. Entre eles, hotelaria, espaços esportivos, culturais e de negócios, transporte, logística e segurança. “Não empregamos apenas organizadores e produtores”.
Uma das conquistas do segmento foi a instituição, no Estado de São Paulo, de 30 de abril como o Dia dos Profissionais de Eventos. De acordo com o presidente da ABEOC ES, essa data tem sido considerada em todo o país como o Dia dos Produtores de Eventos, o que tem contribuído para maior visibilidade do segmento.
Na visão de Cardoso, o setor ainda precisa de maior reconhecimento no país, mas tem registrado alguns avanços; um deles foi a Lei Federal 1.771, que normatiza e conceitua esse tipo de atividade. Com a legislação, todas as empresas de eventos devem ter registro no Ministério do Turismo. “Muita gente ainda atua na informalidade, e uma das lutas nossas é fazer com que todos possam se profissionalizar”, ressalta.
O diretor do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau, Eustáquio Palhares, disse que a entidade tem buscado fortalecer o Espírito Santo como destino turístico. Para ele, apesar de o Estado ainda ter pouca visibilidade no Brasil, grande parte dos visitantes manifesta surpresa com as belezas descobertas aqui.
“Continuamos um lugar perdido entre o Rio de Janeiro e a Bahia. É preciso investimento pesado em campanhas de divulgação de nossas riquezas materiais e imateriais para sairmos desse isolamento cultural e turístico”, defende.
Para o presidente do Sindiprom ES, João Alfonso Silva, é necessário ter maior estruturação desse mercado no Estado. “Já temos uma cadeira na Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio), mas precisamos avançar muito mais”.
O proponente da solene, deputado Amaro Neto (SD), defendeu o incremento do turismo capixaba como alternativa para impulsionar o setor de eventos. O parlamentar citou que os profissionais e empresários da área enfrentam muitas dificuldades, relacionadas principalmente a excesso de burocracia na liberação de documentações necessárias para realizar suas atividades.
“Nosso compromisso é atuar no Legislativo estadual no sentido de solidificar o trabalho de vocês para que possam gerar mais emprego e renda”, afirmou o parlamentar. A fala de Amaro foi endossada pela presidente da Comissão de Turismo, deputada Luzia Toledo (PMDB), e pelo deputado Sergio Majeski (PSDB), que também se prontificaram a ajudar os promotores de eventos, aprovando iniciativas voltadas para o desenvolvimento do mercado.
O secretário de Estado de Turismo, José Sales Filho, também prestigiou a sessão solene. Ele afirmou que está se empenhando para criar em sua pasta programas voltados para a atração de visitantes ao Estado. “Isso é fundamental para a sobrevivência da área de eventos”, disse.

Veja a lista dos profissionais homenageados:

Alvo Morandi Neto
Assis Messias Borges
Christian Pinto Faria
Claudia Clazans
Cleide Prado
Eduardo Carneiro
Elcimar de Paula
Eustáquio Palhares
Geiza Baptista
Gustavo Guimarães
Ilson Milanez
João Alfonso Silva
Jorge Alencar
Jose Olavo
Kaedy Azevedo
Lilian Moussallem
Lucia Murad Neffa
Marcelo Braga
Nélison Miranda dos Santos
Patrick Ribeiro
Paulo Renato Junior
Raimundo Nonato
Ramon Silveira
Roberta Moura
Romos Prates
Victor Silva Bertolani
Viviane Cardoso
Wesley Martins dos Reis
Wesley Sathler
Wilson Calil
Zezinho Boechat

Galeria de fotos

Fotos: Tonico/Ales

Com informações da Ales

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *