Fórum aborda a credibilidade da informação e impacto de falsas notícias
[Por Revista Eventos, 31/03/2017]
Com o tema “O papel da Mídia na Era da Pós-Verdade”, a Associação Nacional dos Editores de Revistas (ANER) realiza, no próximo dia 4 de abril, evento em São Paulo com a participação de comunicadores, e a missão de discutir os desafios do jornalismo em um período marcado pelo crescimento das chamadas “fake news” – notícias falsas, e dos fatos alternativos que costumam ser propagados em larga escala, gerando danos diversos à sociedade e aos processos éticos e democráticos da informação.
Após a abertura do presidente da ANER, Fábio Gallo, que abordará a importância da credibilidade da informação na era da pós-verdade e o protagonismo da entidade nesta discussão, o jornalista, colunista da rádio USP e professor acadêmico, Carlos Eduardo Lins da Silva, falará sobre o significado do tema para o jornalismo e mídia brasileira. O objetivo é estabelecer um parâmetro à sociedade sobre fatos e boatos (ou mentiras). Lins da Silva discutirá, ainda, em um talk show, com a participação do diretor de redação da Revista Época, João Gabriel de Lima, a chamada “bolha informativa” e seus efeitos na comunicação.
O secretário nacional de Previdência Social, Marcelo Caetano, é um dos palestrantes e dará exemplos de noticias falsas divulgadas sobre a reforma da previdência. No fórum, o filósofo, Luiz Felipe Pondé, proporá uma reflexão sobre os males de uma sociedade que acredita em mentiras. O que está por trás de uma onda de ataques ao jornalismo e ao surgimento da indústria de falsas notícias? Este será o tema da apresentação do professor e jornalista, Eugênio Bucci, que estabelecerá uma crítica sobre o descompromisso com a verdade factual e a ética, seja nas relações políticas ou de imprensa.
No último módulo do evento, a jornalista Mônica Waldvogel entrevista os presidentes da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Marcelo Rech; Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), Paulo Tonet; e ANER, Fábio Gallo. O encerramento será realizado pelo diretor geral da editora Globo e Infoglobo, Frederic Zoghaib Kachar.
Credibilidade da mídia deve ser protagonista na era da pós-verdade
O mundo passa por constantes transformações. Um fenômeno que vem acompanhando o crescimento do volume de informações que recebemos e compartilhamos foi consagrado pelo Dicionário Oxford como o termo do ano de 2016: “A pós-verdade”. A nova palavra vem ganhando notoriedade, principalmente – mas não só –, no universo político e jornalístico e se resume a circunstâncias nas quais fatos objetivos têm menos influência para a opinião pública do que apelos à emoção e a crenças pessoais.
O crescimento das ferramentas online de propagação das notícias como as redes sociais e a quantidade de fontes alternativas, têm aumentado, expressivamente, o consumo das chamadas fake news, produzindo, segundo o presidente da Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER), Fábio Gallo, uma maior tolerância e indiferença com a verdade dos fatos. “As fake news sempre existiram, mas hoje, com o alcance e força da internet ganharam proporções alarmantes. É difícil até mensurar e identificar”, ressalta o executivo. “É uma oportunidade de as organizações que prestam um serviço ético, crível e essencial despertarem na sociedade a consciência sobre a credibilidade da notícia e os processos que envolvem a apuração com rigor editorial”, conclui.
Para se ter uma ideia da ascensão do termo, a palavra pós-verdade teve um crescimento de buscas realizadas por meio do Google, no último ano, de mais de 20,2 milhões de citações em inglês, 11 milhões em espanhol e 9 milhões em português. Muito deste “sucesso” é oriundo das polêmicas e reflexos gerados a partir de declarações do então candidato e hoje presidente, Donald Trump à época da eleição americana.
No Brasil, tivemos, recentemente, episódios repletos de teorias sobre a causa da morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavaski. “Em ambos os casos citados, e em tantos outros, há uma predileção por versões de boatos a fatos, com sérias consequências à sociedade”, explicita Gallo.
De acordo com o representante da ANER, a realização do Fórum, que conta com o apoio da ABERT, ABRACOM, ABRAJI, ANJ e Instituto Palavra Aberta, deverá trazer luz ao debate sobre o protagonismo do processo jornalístico e, a exemplo do que já vem ocorrendo no mercado de comunicação, pautará a imprensa durante os próximos meses. “O momento de reflexão é bastante propício e necessário, uma vez que no próximo ano teremos eleições no Brasil e as pessoas deverão diferenciar as referências informativas”, conclui o presidente da ANER.
SERVIÇO
“O Papel da Mídia Brasileira na era da Pós-Verdade”
Data: 4 de abril de 2017.
Horário: 8h15 às 12h30.
Local: Hotel Tivoli / Mofarrej – Alameda Santos, 1.437 – Cerqueira Cesar – SP.
Informações e Inscrições: (11) 3030-9390
email: [email protected]
site: http://aner.org.br/o-papel-da-midia-brasileira-na-era-da-pos-verdade/