TurisRio relança Manual para fortalecimento do turismo no RJ

[Por Jornal de Turismo, 30/03/2017]
Um instrumento que objetiva apoiar estudos, a organização e a estruturação do setor turístico. Com esta meta a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro e, sua vinculada, TurisRio, estão relançando o Manual de Apoio Técnico aos Secretários e Dirigentes de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, numa versão totalmente atualizada. A ideia é que a publicação auxilie, especialmente, os gestores municipais que estão em início de gestão, orientando ações e projetos direcionados ao incremento da atividade.
Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, explica que o material vai facilitar e fortalecer o elo entre os gestores públicos e a iniciativa privada, além de dar agilidade em ações em prol do turismo sustentável.
“O turismo é de extrema importância para o desenvolvimento e crescimento do Brasil e do mundo. É importante lembrar que a atividade envolve 52 setores da economia, gerando milhões de empregos. No Brasil, é a atividade do setor terciário que mais cresce. Em 2014, movimentou R$ 492 bilhões, entre atividades diretas, indiretas e induzidas, de acordo com dados divulgados pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC). Precisamos dar suporte para que as cidades do interior do Estado acreditem na força do turismo como mola propulsora de crescimento dos municípios”.
Entre as informações encontradas no Manual estão um panorama da importância do turismo, através da apresentação de números em diferentes setores. Entre eles, dados sobre geração de empregos, PIB, receita cambial, evolução do parque hoteleiro, entrada de turistas, principais países emissores, além de informes sobre alguns dos segmentos da atividade, como turismo religioso, cultural e de negócios.
Constam ainda da publicação itens como “Programas Estruturantes” e principais projetos e ações da Setur-RJ/TurisRio.  O tópico “Norteadores para o turismo municipal” traz uma ampla explicação sobre a organização institucional, a importância da sensibilização da comunidade e do planejamento para o crescimento da atividade.