A experiência do novo Turismo
[Por Jeanine Pires, Marketing Destinos, 16/02/2017]
Estamos em um período de fortes transições para o turismo na relação entre comportamento e experiências de destinos. A tecnologia já realizou mudanças expressivas nesse quesito (e continua sendo um fator de influência), mas há também transformações nas preferências dos turistas que são facilitadas pela tecnologia, ao invés de serem promovidas por ela.
Já falei aqui no blog a respeito de algumas tendências para o turismo em 2017 e o comportamento dos turistas é uma das mais expressivas mudanças para estarmos atentos.
Como exemplo, temos as tendências dos millennials para o turismo. Além de impulsionar o turismo de luxo, é uma geração de consumidores que valoriza as opiniões a respeito do destino (herança das redes sociais) e busca experiências únicas e autênticas. São turistas que sabem quanto querem pagar e pelo quê.
A experiência tem sido tão levada em conta que, com o auxílio da tecnologia, ela se inicia antes mesmo de chegar ao destino, ainda na escolha da viagem: através de vídeos, experiências de realidade virtual, visualizações 3D, compartilhamento de ideias e opiniões de outros turistas.
Majoritariamente, os novos hábitos de consumo de turistas da nova geração terminam moldando a forma como fazemos o turismo. E não são apenas os millennials que têm mudado as preferências, turistas de todas as idades têm transformado a forma de viajar através do estabelecimento de prioridades, adequação às novas tecnologias e adaptação ao conceito de compartilhamento.
As tendências de experiência e hábitos dos turistas farão parte dos debates promovidos pelo Fórum Panrotas, nos dias 13 e 14 de março. Viajar continua sendo uma das principais formas de lazer no mundo inteiro e, assim como a indústria tem se desenvolvido ao longo dos anos, o modo de viajar também mudou. A atenção aos consumidores e suas preferências é fundamental para que sejam desenvolvidas estratégias eficazes para o Turismo.