MTur registrou 880 eventos em seu calendário em 2016

[Por  Panrotas, 05/01/2017]
Segundo o Calendário Nacional de Eventos, ferramenta oficial do Ministério do Turismo para o registro de eventos turísticos no País, em 2016, foram 880 ocasiões em que turistas foram atraídos a todas as regiões brasileiras para festas, feiras, eventos artísticos, culturais e de outros segmentos.
Segundo o ministério, os eventos artísticos, culturais e de folclore regional lideraram a realização com 303 registros no calendário. Celebrações religiosas foram 149, seguidas pelos eventos relacionados à gastronomia, com 101.
Do total, quase metade (410) foram eventos de médio porte, enquanto outros 262 foram grandes ocasiões, segundo o MTur. Os 208 restantes foram eventos de pequeno porte.
Além do suporte à divulgação, o ministério do Turismo também destinou R$ 14,3 milhões em apoio a mais de 50 eventos realizados em diversos municípios brasileiros, destinados a outras entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos.
2017
Para este ano, o MTur espera ver seu calendário de eventos, que foi criado no início de 2016 para ajudar na divulgação e informação dos acontecimentos nacionais. “A ideia é que tanto as secretarias quanto os organizadores de grandes eventos e festivais do país colaborem com informações”, diz o ministério, em nota.
Todos os organizadores, entretanto, estão autorizados a usar o sistema. Basta preencher o formulário disponível na página do MTur com todas as informações disponíveis. “Os responsáveis pela inclusão no sistema deverão classificar os eventos por tipo e por categoria, além de observar critérios como relevância cultural e econômica”, explica o órgão.