ABEOC Brasil participa de audiência pública para debater a instituição do Dia do Profissional de Eventos

O Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, recebeu neste dia 14/12 representantes de diversas entidades do segmento de Eventos e membros do ForEventos (Fórum do Setor de Eventos) e, estando a frente deste projeto nacional, a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC Brasil), para debater sobre a criação do “Dia do Profissional de Eventos”, a nível nacional, no dia 30 de abril.

Comandaram a audiência os deputados Paulinho da Força e Augusto Coutinho. Estavam presentes representantes da ABEOC Brasil: a presidente, Ana Cláudia Bitencourt; a vice de Qualificação, Juliana Vilela e a diretora regional do Centro-Oeste, Fernanda Araújo. Leila Bueno representou a Associação Brasileira dos Fornecedores de Eventos Corporativos (Abrafec) e o ForEventos. Também participaram da audiência: Camila Beraldo, superintendente Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e o diretor da Associação de Marketing Promocional (AMPRO), Moisés Gomes. Além de demais autoridades, como Carlos Cavalcante de Lacerda, secretário de Relações do Trabalho.
A ABEOC Brasil acredita que a data é importante para valorizar os profissionais que atuam no setor, responsável por 4,3% do PIB brasileiro e mais de 7,5 milhões de empregos. “O reconhecimento é uma parte essencial no âmbito profissional, provocando assim o seu crescimento para encarar desafios, superar obstáculos e produzir com maior eficiência”, comenta a presidente da entidade, Ana Cláudia Bitencourt.
A data foi escolhida por ser o dia do nascimento de Caio de Alcântara Machado, o criador das feiras industriais de negócios no Brasil. A instituição do “Dia do Profissional de Eventos” foi uma iniciativa da Academia Brasileira de Eventos com o apoio das entidades do ForEventos (Fórum do Setor de Eventos), do qual a ABEOC Brasil é uma das fundadoras.
Conforme na carta de apoio ao Dia do Profissional de Eventos, assinado pelo ForEventos e entregue à Comissão de Trabalho de Administração Pública da Câmara dos Deputados: “Uma das bandeiras do ForEventos, fazer com que os eventos sejam reconhecidos como ferramenta de desenvolvimento econômico, como fomentadores da expansão e como indutor da valorização da sociedade e cultura das localidades. Nesse cenário, ações como o de reconhecimento do valor do profissional de evento é por conseguinte, reconhecer o valor do empresariado que atua nessa indústria, uma justa homenagem, estendendo para âmbito nacional o Dia do Profissional de Evento”. A data já faz parte do calendário oficial no Estado de São Paulo, através da Lei 14.998.