Embratur impulsiona setor brasileiro de eventos

[Por Brasilturis , 19/10/2016]
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) iniciou mais uma ação para promover o Brasil no exterior e impulsionar o turismo de negócios e eventos. Começou a 6ª IMEX América e até o dia 20 de outubro a infraestrutura, serviços, e destinos brasileiros de norte a sul serão promovidos para profissionais do turismo que participam do evento em Las Vegas. A feira é destaque no mercado norte-americano e deve reunir mais de três mil expositores internacionais.
Amazonas (AM), Campinas (SP), Ceará (CE), Manaus (AM), Minas Gerais (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Santa Catarina (SC) são os destinos promovidos no evento. Operadores de turismo, redes hoteleiras e Conventions & Visitors Bureaux participam como co-expositores no estande do Brasil.
O segmento MICE (Meetings, Incentive, Conferences and Exhibitions) é o 2º maior fator de atração de visitantes estrangeiros para o Brasil, explica o diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da Embratur, Gilson Lira. Dados do Anuário Estatístico do Ministério do Turismo mostram que 25,3% dos turistas que procuram o País o fazem motivados por negócios.
“Queremos potencializar a moderna infraestrutura de receptivo que ficou como legado do ciclo de megaeventos encerrado com a Rio 2016 para ampliar o número de turistas de negócios e o tempo de sua permanência no Brasil. Garantirmos nossa presença em eventos como a IMEX é fundamental”, explicou Gilson Lira. O diretor ressaltou ainda que o Instituto se atenta para a necessidade de ampliar a captação de eventos internacionais e consolidar o Brasil como um dos países que mais recebem eventos no mundo.
Em 2015, por meio do Programa de Apoio à Captação e à Promoção de Eventos Internacionais da Embratur, foram firmadas 31 parcerias para captação e promoção de eventos com entidades do setor. Neste mesmo ano, o Instituto contribuiu com a entrada de mais de 40 mil congressistas. Para 2016, a expectativa com relação à entrada de estrangeiros através dos eventos apoiados é de mais de 50 mil estrangeiros.