“O Brasil é inesquecível”, garante o Presidente da Embratur

[Por  Jornal de Turismo, 02/09/2016]
“As pessoas vão esquecer o Brasil quando os grandes eventos acabarem?”. Em resposta ao questionamento do programa Business Matters, da BBC, o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, foi enfático: “O Brasil é inesquecível”. Lummertz, reconhecido como um dos principais porta-vozes do Brasil no exterior, defendeu que a Olimpíada foi um sucesso, já que foi aprovada por mais de 95% dos visitantes estrangeiros. Contra expectativas negativas e frustrações antecipadas – como a situação na Baía de Guanabara, destacada pela BBC – o presidente da Embratur mostrou que as mensagens desfavoráveis, principalmente dos veículos de comunicação, não ofuscaram o êxito dos Jogos.
“Mostramos uma imagem maravilhosa do Brasil para o mundo e essa imagem vai além das previsões de parte da mídia que desconfiava do potencial do País para realizar o megaevento. Chamar atenção para problemas não cabe mais, a Baía de Guanabara, por exemplo, estava de acordo com os padrões do Comitê Olímpico Internacional e as águas do Rio, incluindo as praias, foram aprovadas e aproveitadas por atletas e turistas”, explicou ele na entrevista.
Mesmo com o período de instabilidade política brasileira e a atenção do mundo para a capacidade do Brasil em atrair investimentos, Lummertz contextualizou a situação e esclareceu que o País avança agora para uma maior internacionalização da economia. “O Brasil é destino para investimentos estrangeiros desde a abertura da economia nos anos 90. A nossa economia passa por dificuldades, mas esse fator não exclui o potencial do País na competição internacional e a capacidade para retomar a confiança do mercado exterior, inclusive no setor de turismo”, esclareceu.