Dia Nacional do Turismo é comemorado nesta terça

O Dia Nacional do Turismo, comemorado nesta terça-feira (27 de setembro), tem um tema especial para ser celebrado em 2016: o “Turismo para todos”, visando a acessibilidade universal.


Segundo o Ministério do Turismo, o objetivo da data é alertar para a importância da atividade e do seu valor cultural, econômico, político e social, como motivador de mudanças positivas, por meio de iniciativas realizadas em vários países e comunidades de todo o mundo.
AÇÕES – O Guia Turismo Acessível é uma das iniciativas do Ministério do Turismo para promover a acessibilidade no turismo. O site colaborativo permite aos internautas a avaliação da acessibilidade de hotéis, restaurantes e atrações diversas. O banco de dados do programa possui cerca de 530 mil estabelecimentos cadastrados. Por tratar-se de um guia que depende da contribuição dos próprios turistas, quanto maior o número de avaliações, mais completo será. Para atender o maior número se turistas, o guia apresenta ainda versões em inglês e espanhol. Com mais de 456 mil acessos registrados no site, o guia também está disponível em aplicativo para as plataformas Android, iOS e Windows Phone.
Em agosto, o Ministério do Turismo lançou o guia Dicas para atender bem os turistas com deficiência, com orientações para os prestadores de serviços melhorarem a qualidade da experiência turística das pessoas com deficiência. Com a produção total de 35 mil exemplares para distribuição, o material ressalta que a acessibilidade é um direito universal que garante a melhoria da qualidade de vida das pessoas, permitindo uma maior autonomia não apenas para pessoas com deficiência, mas para pessoas com mobilidade reduzida, como grávidas e pessoas idosas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *