Turistas estrangeiros: Embratur compara Copa e Rio2016

[Por Mercado e Eventos, 09/08/2016]
Os Jogos Olímpicos Rio 2016 mal começaram, contudo, Vinícius Lummertz, presidente da Embratur, já compara o número de turistas internacionais do evento com o da Copa do Mundo 2014.
Segundo ele, apesar de mais apelo midiático e do volume significativamente maior de telespectadores em todo o mundo, a Rio 2016 atrairá muito menos turistas estrangeiros que a Copa. A expectativa é que 400 mil visitantes de outros países venham para a Olimpíada. Em 2014, o Brasil recebeu 1 milhão de estrangeiros.
“Neste momento em que estamos fechando um ciclo de grandes eventos, o maior benefício está além dos números imediatos, mas muito mais para o retorno midiático que o evento trará para a cidade [Rio de Janeiro] e o país em consequência da exposição mundial do evento, muito superior ao da Copa do Mundo”, disse na última segunda-feira (8) durante a inauguração de exposição na Casa Brasil, no Píer da Praça Mauá, centro do Rio. O número estimado de telespectadores dos Jogos em todo o mundo é de mais de 5 bilhões de pessoas, ante 3 bilhões durante o Mundial.
Lummertz afirmou ainda que “o Rio de Janeiro é a porta de entrada para o turismo brasileiro e avançou em alguns poucos anos o que levaria 20 a 30 anos para avançar. Sem falar que dobrou o número de quartos de apartamentos em hotéis da cidade, passando de 28 mil para quase 60 mil. Temos ainda a cidade hoje com um dos mais modernos sistemas de transporte do mundo, equiparando com os mais modernos já existentes.”