Rio celebra números do turismo durante Olimpíada

[Por  Brasilturis, 23/08/2016]
Os Jogos Olímpicos também foram um sucesso no quesito turismo. Segundo levantamento da Riotur, 1,17 milhão de turistas visitaram a cidade em agosto deste ano, sendo 410 mil deles estrangeiros que gastaram, em média, R$ 424,62 por dia na cidade. A maior parte veio dos Estados Unidos (17%), Argentina (12%) e Alemanha (7%). Foram 760 mil visitantes brasileiros, com gasto médio diário de R$ 310,42 por pessoa. A maioria veio de São Paulo (43%), Rio Grande do Sul (9%) e Minas Gerais (7%). Os dados foram apresentados pelo prefeito Eduardo Paes, em coletiva de balanço realizada no Rio Media Center.
Segundo a ABIH/RJ, a hotelaria carioca teve ocupação de 94%. Em um mês de agosto regular, este índice fica, em média, em torno de 65%. O Píer Mauá registrou o desembarque de 30 mil passageiros no período – dois navios e dois dos maiores mega iates do mundo estiveram ancorados ali. Segundo números do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes da cidade (SindRio), a Olimpíada também alavancou o movimento dos estabelecimentos de alimentação e bebidas. O aumento, na zona sul, foi de cerca de 70%. Na Barra, onde ocorreu boa parte das competições, o número de clientes subiu mais de 30%. Na zona norte, o aumento também foi de 30%, com destaque para a Tijuca, que ultrapassou 45%. No centro, área do Boulevard Olímpico, o movimento de clientes disparou para mais de 30%. Já em outros pontos da zona oeste o aumento registrado foi de cerca de 20%.
Pontos turísticos tradicionais também comemoram o acréscimo de 30% na movimentação do mês, se comparado a agosto de 2015 – a média foi registrada tanto no Cristo Redentor quanto no Pão de Açúcar.
Nos 65 postos de informações turísticas da Riotur, foram registrados cerca de 300 mil atendimentos e a distribuição de 2,6 milhões de impressos com informações de interesse do visitante, entre mapas, guias do espectador, mini-mapa de transportes e revistas Visit.Rio.
“Foram sete anos de preparação, dedicação e empenho para fazermos da Rio2016 uma experiência enriquecedora e inesquecível para o turista. Estamos muito felizes com o resultado de forma geral e com a aprovação apuradas nas pesquisas, e ainda mais motivados para os Jogos Paralímpicos e demais eventos que teremos pela frente”, afirmou Antonio Pedro Figueira de Mello, secretário de Turismo.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *