Comissão avalia votos ao projeto de terminologia de eventos


O projeto de norma ABNT NBR 16004 Eventos – Terminologia recebeu 58 votos, 54 de aprovação, sendo 12 com alteração de forma, e 4 reprovações. Nesta quinta-feira (3), a Comissão de Estudo Especial Gestão de Eventos (ABNT/CEE-142) iniciou a análise dos votos. A reunião foi realizada nas instalações da ABNT, em São Paulo.
As críticas estão basicamente fundamentadas em duas questões centrais: a primeira em relação aos tipos de eventos não contemplados no projeto de norma e a segunda sobre a forma de organização dos termos que sugerem uma classificação dos tipos de eventos. Dentre as sugestões aceitas pelo grupo estão a inclusão dos termos “cerimonialista”, “eventos gastronômicos” e “colação de grau”.
O coordenador da Comissão, Alexandre Garrido, ressaltou que o objetivo da norma é definir e padronizar termos que, na opinião dos membros da CEE-142, geram dificuldades de comunicação entre as organizações que atuam no setor. Em razão da importância do tema, a Comissão retomará as discussões no próximo encontro, dia 7 de abril, em São Paulo. Com a participação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, reorganizará a classificação e a tipologia dos eventos.
Ao final da reunião, os participantes decidiram criar um novo projeto de norma sobre “boas práticas de organização de eventos”, ele será prioridade após a conclusão da ABNT NBR 16004.