10 maiores benefícios para um hotel com espaço de eventos

Com a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais de áreas e segmentos variados, os hotéis e resorts têm superado dificuldades e apostado em um nicho de mercado em expansão que gera uma série de benefícios. Para ter uma ideia do tamanho do mercado, de acordo com o Ministério do Turismo, o turismo de negócios e eventos é o segundo maior fator de atração de visitantes estrangeiros, correspondendo a 25,3% do volume de turistas internacionais que vêm ao país. Entre 2003 e 2014, ainda segundo o ministério, os congressos e convenções de negócios internacionais realizados no país registraram um aumento de 369%, que deu ao Brasil uma posição de destaque no setor. O país realiza cerca de 600 mil eventos por ano, segundo II Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil (2013).
Os números reforçam não só a decisão acertada de quem já investe em captação de eventos como desperta os que ainda não se atentaram para a necessidade de também ampliarem ou profissionalizaram sua atuação nesta área.
Confira os dez maiores benefícios para um hotel com espaço para eventos e inspire-se.

Combate sazonalidade


Estamos apresentando dez benefícios, mas se falássemos apenas deste, o combate à sazonalidade, já seria mais do que motivo suficiente para planejar um maior investimento neste segmento. A conta é simples. A programação de eventos não depende de temporadas nem de períodos de férias, razão mais comum para que famílias viajem e busquem hospedagem. No Centro Internacional de Eventos do Costão do Santinho Resort, Golf & Spa, maior complexo hoteleiro de Florianópolis e cliente da Pires & Associados há mais de 20 anos, por conta dos 60 eventos em média realizados anualmente por lá, a taxa de ocupação ficou em 100% nos fins de semana entre maio e setembro, distante da temporada de verão que costuma ser o cartão de visitas da capital catarinense. Com a realização de eventos, são grandes as chances de o hotel manter uma ocupação constante durante o ano inteiro para que desta maneira, como veremos a seguir, consiga abrir novas oportunidades e tirar proveito de ainda mais benefícios.

Equilíbrio nas despesas com ocupação o ano inteiro


Outro benefício importante gerado pela realização de eventos é que assim o hotel pode alcançar um equilíbrio financeiro importante ao agregar novas receitas. Com o que passa a ser arrecadado com os eventos no decorrer do ano, entram recursos em caixa que ajudam a diluir as despesas de manutenção. Sem os eventos e com uma ocupação restrita, não resta outra saída ao empreendedor hoteleiro a não ser cortar custos e pessoal, o que invariavelmente compromete a qualidade do trabalho. E isso acaba sendo um risco porque quando chegar o período em que o hotel tem seu melhor desempenho os serviços poderão estar abaixo do desejado e será necessário um esforço muito maior para recuperar toda a dinâmica e rotina anterior – além da contratação de pessoal, que acarretará custos e tempo com treinamento.

Veja os outros 8 benefícios no blog da Pires e Associados – captação e consultoria em eventos  – http://bit.ly/10beneficios-hoteis-eventos