Audiência na Câmara vai debater projeto para criação do Dia Nacional do Profissional de Eventos

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados enviou requerimento à ABEOC Brasil para participação em audiência pública com o objetivo de debater a criação do Dia Nacional do Profissional de Eventos – 30 de abril. A audiência deve ser realizada logo após o retorno do recesso parlamentar, em fevereiro de 2016.

 
A convocação desta audiência pública é um retorno à iniciativa da ABEOC Brasil, que no dia 18 de dezembro, representada pela vice-presidente de Qualificação, Juliana Pereira, esteve em Brasília para protocolar o Projeto de Lei para a criação do Dia Nacional do Profissional de Eventos, junto com o Deputado Paulo Pereira (SD) (foto acima). Outras associações do setor também serão convidadas para participarem da audiência pública.

Dia do Profissional Eventos

O Dia do Profissional de Eventos (30 de abril) já é oficial no estado de São Paulo desde 25 abril de 2013, através da Lei 14.998, com projeto de lei da deputada Célia Leão. O dia 30 de abril foi escolhido por ser a data de nascimento do Caio de Alcântara Machado, criador das feiras industriais de negócios no Brasil.
A ABEOC Brasil, com o projeto protocolado no Congresso, pretende que o dia seja reconhecido nacionalmente como reconhecimento ao profissional de eventos, profissional fundamental para o turismo e a economia do país.
A indústria de eventos movimenta uma cadeia produtiva de mais de 50 segmentos, envolvendo desde o organizador de eventos até as companhias aéreas, hotéis e prestadores de serviços dos mais variados, especialmente pequenas e médias empresas, com movimentação econômico que representa 4,32% do PIB brasileiro e geração de sete milhões e meio de empregos diretos e indiretos.