ABEOC RS e SEBRAE falam sobre qualificação e gestão em Lajeado

Cerca de 80 empresários do segmento de eventos e turismo participaram, nesta terça-feira (24/11), em Lajeado(RS), de reunião com representantes da ABEOC RS e do SEBRAE RS para falarem sobre programas de qualificação e gestão, projetos e perspectivas para 2016.

Presidente da ABEOC RS Maurício Cavichion (de pé) no encontro em Lajeado

O presidente da ABEOC RS e vice-presidente de Relações Institucionais da ABEOC Brasil, Maurício Cavichion, falou aos empresários sobre as consequências da crise econômica no mercado e os ensinamentos que um período de recessão pode trazer para as empresas. Ao mesmo tempo, considerou que 2016, embora ainda difícil, será um período de ajustes, de buscar oportunidades de readequação para as empresas sérias, profissionalizadas e inovadoras.
Cavichion alertou também para o fato de que “quem sobreviver à crise deve estar atento aos concorrentes, às grandes empresas com escritórios internacionais que oferecem em suas atividades, desde gestão de centro de eventos, até alimentação, montagem, turismo, sonorização e decoração, e, muitas vezes, com custo abaixo dos que são praticados no país”. Ao finalizar, ele ressaltou que é preciso parar de dizer “não” à política, pois nada acontece sem se fazer política, tanto partidária quanto associativa.
Ainda durante o encontro, o coordenador de Projetos do SEBRAE, Diego Zenkler, apresentou o programa de qualificação e gestão, que vem trazendo resultados importantes para micro e pequenas empresas de Lajeado e do Vale do Taquari. Tatiana Gärtner, da Imitur Viagens e Turismo, e Fábio Locatelli, do Hotel Locatelli, falaram sobre a importância do programa instituído pelo SEBRAE para o desenvolvimento de suas empresas.